Neste blogue vou publicar contos integrais e outros textos, muitas vezes acompanhados de ficha de aferição de leitura. É essencial que os alunos leiam. Às vezes é necessário que os professores "eduquem" os gostos dos seus alunos e aqui ficam alguns materiais que irei publicando conforme puder. Além de textos integrais, podem encontrar centenas de fichas de trabalho e testes com soluções (os do secundário seguem a estrutura do exame nacional).
textosintegrais@gmail.com
Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-) textosintegrais@gmail.com
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Ficha de gramática- corrigida
O tempo não tem dado para publicar aqui as minhas apreciadas fichas, mas fiz um esforço e aqui está a última: são 30 perguntas de escolha múltipla de gramática (com a correção no final). Ideal para quem gosta de, em casa, reforçar o que sabe, mas também para os meus colegas aplicarem nas suas aulas. ;-) Bjinhos!!!!
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Compreensão do oral: As aventuras de Tom Sawyer
Esta atividade pode ser levada a cabo numa aula de apoio ou quando se der o texto narrativo.
Primeiro os alunos veem o vídeo e só depois responderão às questões.
*COMPREENSÃO DO ORAL*
Depois de
veres o primeiro episódio d’ As aventuras
de Tom Sawyer, responde às questões com frases completas:
1.
O que pensa
Tom da escola?
1.1.
Como decide
se deve ir à escola ou não?
2.
Porque
discute a tia Polly com Tom durante o pequeno-almoço?
3.
Que tinha
Tom no bolso?
4.
Já na
escola, que faz Tom enquanto o professor escreve a tabuada no quadro?
5.
Porque
decide Tom fugir da escola a meio da aula?
6.
Segundo Tom,
ninguém gostava do seu amigo, Huckleberry Finn. Porquê?
7.
Para
apanharem o javali, Tom e Huck trabalharam em equipa. Explica esta afirmação.
8.
Que castigo
teve Tom por se escapulir da escola?
9.
Que
acontecimento constituía uma festa na cidade de S. Petersburgo?
10.O que
impressionou Tom no barco?
11.Como
conseguiram os dois amigos fugir do barco?
12.No final do
episódio, Tom mostra-se feliz por o verão estar a chegar. Qual era a razão?
Proposta de correcção
1.Tom
detesta a escola e para ele é um sacrifício.
1.1.Para decidir, Tom lançava uma moeda
ao ar.2.Tia Polly discutiu com Tom por este ter tirado cubos de açúcar do açucareiro.
3.Tom tinha um morcego no bolso.
4.O Tom estava a desenhar a cara do professor.
5.Tom fugiu para ir ajudar o seu amigo Huck a caçar um javali.
6.Não gostavam do seu amigo porque ele era órfão e um vadio.
7.Eles trabalharam em equipa pois juntaram esforços para conseguir apanhar o javali.
8.Por ter fugido, Tom levou uns açoites.
9.O acontecimento era a chegada do barco a vapor.
10.Ele impressionou-se com a casa do leme.
11.Eles fugiram ao saltar para o rio.
12.Ele
está feliz porque o verão é uma época de aventuras.
Subscrever:
Mensagens (Atom)