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quarta-feira, 18 de abril de 2012

Camões lírico- teste de 10º ano com correção


I

A

Lê com atenção o poema que se segue e responde com frases completas e bem estruturadas às perguntas que se seguem:


Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor tremendo estou de frio;
Sem causa, justamente choro e rio,
O mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto, um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desconfio,
Agora desvario, agora acerto.

Estando em terra, chego ao Céu voando;
Numa hora acho mil anos, e é jeito
Que em mil anos não posso achar uma hora.

Se me pergunta alguém por que assim ando,
Respondo que não sei; porém suspeito
Que só porque vos vi, minha Senhora.



1.    Faz a análise formal do poema.



1.1.        Faz a escansão do segundo verso.



2.    Camões aborda diferentes temas nos poemas que escreveu. Identifica o sentimento que é caracterizado neste texto.



3.    Que figura de retórica está em evidência na primeira estrofe e qual a sua expressividade? Retira, pelo menos, dois exemplos que provem a tua afirmação.



4.    Propõe uma divisão para esta composição poética e justifica-a.



B



            Num texto bem estruturado, entre 50 e 80 palavras, disserta sobre a conceção de amor para Luís de Camões.



II



1.    Sobre o poder criativo de Camões, lê o excerto seguinte:



          Camões cultivou igualmente a escola tradicional em redondilha maior e menor (vilancetes, cantigas e outras composições obrigadas a mote, quintilhas, etc.) e os géneros em hendecassílabo. Num e noutro metro escreveu em português e castelhano. []
          Camões atingiu uma mestria do verso que deixa para trás os seus antecessores em redondilha ou em decassílabo. A arte com que narra uma curta história (como em “Sete anos de pastor Jacob servia”), ou estiliza o discurso interior (como na canção “Vinde cá” ou nas redondilhas “Sobre os rios”), ou desenvolve musicalmente, como que sem discurso, um tema tradicional (“voltas ao mote Saudade minha”), ou discorre de modo reflexivo (“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”), fazem de Camões, pela diversidade do registo, pelo poder de síntese, pela fluência, pela adequação exata a um sentir que se está pensando ou a um pensar que se está sentindo o maior poeta português antes de Fernando Pessoa. […]
Óscar Lopes e António José saraiva, História da Literatura Portuguesa, Porto,
Porto Editora, 17ª edição, 2002, pp. 320-322.



1.1.        Atribui o valor de verdadeiro (V) ou falso (F) às seguintes afirmações:

a)    Camões cultivou quer a escola tradicional, quer a poesia renascentista.

b)    As composições poéticas em redondilha maior e menor eram típicas do Renascimento.

c)    Os vilancetes, as cantigas e os sonetos pertenciam à tradição peninsular.

d)    Luís de Camões tornou-se admirável na redondilha e no soneto.

e)    Camões cultivou, ainda, o verso alexandrino.

f)     O Amor é o único tema da sua lírica.

g)    A poesia de Camões limitou-se ao género lírico.

h)    Os autores usam os parênteses para exemplificar as afirmações apresentadas.

i)     Camões é considerado o maior poeta português de sempre.



2.    Lê o seguinte registo crítico produzido a propósito de um romance:



          Natália no seu labirinto
          O primeiro registo deste diário data de 3 de novembro de 2000 e prolonga-se até dia 16 do mesmo mês, uma fase de menos de 15 dias, em que a vida da autora se transforma profundamente. É que os pais de Natália foram assassinados na Argélia, no Natal de 1973, e ela foi criada pelos avós maternos em Lisboa. Após a morte destes, começa a questionar as suas origens, tentando responder a perguntas sempre silenciadas. É esta fase que sabemos da sua relação com Paulo e com o primo deste, Jorge. E é também aqui que começamos a percecionar um travo de intriga, de pseudo-verdades que se entrecruzam por todo o retorcido enredo, atingindo um dos picos no seu relacionamento com Fátima, a esposa de Paulo, portanto o ex-marido de Natália. Este “triângulo-quadrado” amoroso é apenas um dos retoques de contorcionismo narrativo, num relato que se vai adensando psicologicamente, até que se perde num labirinto de emoções assombradas e nocivas. Este bloco é retratado num conjunto de entradas do diário entre o fim de 2003 e o início de 2004, culminando depois com dois registos finais em novembro de 2008. O pendor confessional, típico de escrita de um diário é, no entanto, bastante credível, como se acompanhássemos de facto o modo como os acontecimentos vão moldando a protagonista e o seu crescimento.                                                                                                           SUSANA NOGUEIRA

NATÁLIA
Helder Macedo
Editorial Presença
€13,00
In Os meus livros, nº 74, Ano 7, abril 2009, p. 54



2.1.        Identifica os complexos verbais presentes no texto e clarifica o seu valor.



III

           



Num texto bem estruturado, com um mínimo de cento e trinta e um máximo de cento e sessenta palavras, desenvolve um dos temas abaixo propostos:



A-   A música ocupa um papel determinante nas nossas vidas. Através dela podemos alegrar a alma e apaziguar as perturbações da mente e do corpo. Assim, refere-te à importância da música na tua vida.

B-   A escola desempenha um papel fulcral na formação de cidadãos, visto que o que se pretende não é unicamente a transmissão de saberes, mas também de valores cívicos e humanos. Assim, reflete sobre o papel cívico da escola na formação dos cidadãos do futuro.

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Atenção: *Antes de redigires o texto, esquematiza, numa folha de rascunho, as ideias que pretendes desenvolver na introdução, no desenvolvimento e na conclusão (planificação);

                   *Tendo em conta a tarefa, redige o texto segundo a tua planificação (textualização);

                   *Segue-se a etapa de revisão, que te permitirá detetar eventuais erros e reformular o texto. Para tal, consulta o conjunto de tópicos que a seguir te apresento:

Tópicos de revisão da Expressão Escrita
Sim
Não
Respeitei o tema proposto?


Estruturei o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão?


Respeitei as características do tipo de texto solicitado?


Selecionei vocabulário adequado e diversificado?


Utilizei um nível de linguagem apropriado?


Redigi frases corretas e articuladas entre si?


Respeitei a ortografia correta das palavras?


Respeitei a acentuação correta dos vocábulos?


Identifiquei corretamente os parágrafos?


A caligrafia é legível e sem rasuras?
















COTAÇÕES:



Grupo I………………………… 100 pontos
1.…………………………..… 15 pontos (C=9+O=6)
1.1…………………...…….  10 pontos
2..………………………….10 pontos (C=6+O=4)
3…………………………..15 pontos (C=9+O=6)
4.…………………………. 20 pontos (C=12+O=8)
B……………………….. 30 (C=18+O=12)

Grupo II ……………………………….. 50 pontos
1………………………………………… 27 pontos
2………………………………………… 23 pontos
Grupo III…………….…... 50 pontos (C=30+O=20)


                       Conteúdo = C                                                        Organização e Correcção Linguística = O

BOM TRABALHO!                                                                               

A DOCENTE:  Lucinda Cunha





Correção:

I

1.    Este poema trata-se de um soneto, pois é composto por duas quadras e dois tercetos. Os versos são decassilábicos e o esquema rimático é abba/abba/cde/cde, ou seja, a rima é emparelhada e interpolada nas quadras e cruzada nos tercetos.

1.1.    Que em/ vi/vo ar/dor/ tre/men/do es/tou/ de/ fri/o    Que em/ vi/vo ar/dor/ tre/men/do es/tou/ de/ fri/o

2.    O sentimento que é caracterizado neste soneto é o Amor, a Paixão.

3.    Na primeira estrofe está em evidência o paradoxo, que, combinando ideias contraditórias, permite caracterizar de forma clara e exata o estado de espírito do sujeito poético. “em vivo ardor tremendo estou de frio;”; “juntamente choro e rio” e “o mundo todo abarco e nada aperto”.

4.    Este soneto pode dividir-se em duas partes. Na primeira parte, que inclui as três primeiras estrofes, o sujeito poético descreve o seu estado de espírito, a situação de conflito que experiencia. Na segunda parte, que corresponde ao último terceto, o sujeito poético coloca a hipótese de estar apaixonado, ou seja, apresenta o possível motivo da sua enorme incerteza.



B. Resposta aberta



II

1.1.        V,F,F,V,F,F,F,V,F

2.1.        “foram assinalados”- verbo auxiliar da voz passiva+ verbo principal

“foi criada”- verbo auxiliar da voz passiva+ verbo principal

“começou a questionar”- verbo auxiliar aspetual com valor inceptivo

“começou a percecionar”- verbo auxiliar aspetual com valor inceptivo

“vai adensando”- verbo auxiliar aspetual com valor durativo/ progressivo

“é retratado”- verbo auxiliar da voz passiva+ verbo principal

“vão moldando”- verbo auxiliar aspetual com valor durativo/ progressivo



III- Resposta aberta

7 comentários:

  1. Ficha interessante e útil. Sugiro a correção de "Este poema trata-se de um soneto" por "O poema é um soneto".

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  2. Obrigado pelo seu trabalho. Utilizo-o com frequência.

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  3. Desculpe mas eu acredito que a rima nos tercetos não pode ser cruzada. Entre cada verso que rima tem pelo menos 2 versos entre eles, por exemplo entre "voando" e "ando" existem dois versos no meio, logo, a rima não seria interpolada em vez de cruzada?

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  4. Boa noite,

    Gostaria de a felicitar pelo trabalho.
    Muito bom e bastante completo.

    Prometo consultar mais vezes.
    Cptos

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  5. gostei muito de estudar por este teste!!!

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