A
Lê com atenção o poema que se segue e
responde com frases completas e bem estruturadas às perguntas que se seguem:
Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor tremendo estou de frio;
Sem causa, justamente choro e rio,
O mundo todo abarco e nada aperto.
É tudo quanto sinto, um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desconfio,
Agora desvario, agora acerto.
Estando em terra, chego ao Céu voando;
Numa hora acho mil anos, e é jeito
Que em mil anos não posso achar uma hora.
Se me pergunta alguém por que assim ando,
Respondo que não sei; porém suspeito
Que só porque vos vi, minha Senhora.
1.
Faz
a análise formal do poema.
1.1.
Faz
a escansão do segundo verso.
2.
Camões
aborda diferentes temas nos poemas que escreveu. Identifica o sentimento que é
caracterizado neste texto.
3.
Que
figura de retórica está em evidência na primeira estrofe e qual a sua
expressividade? Retira, pelo menos, dois exemplos que provem a tua afirmação.
4.
Propõe
uma divisão para esta composição poética e justifica-a.
B
Num texto bem estruturado, entre 50
e 80 palavras, disserta sobre a conceção de amor para Luís de Camões.
II
1.
Sobre
o poder criativo de Camões, lê o excerto seguinte:
Camões
cultivou igualmente a escola tradicional em redondilha maior e menor
(vilancetes, cantigas e outras composições obrigadas a mote, quintilhas,
etc.) e os géneros em hendecassílabo. Num e noutro metro escreveu em
português e castelhano. […]
Camões
atingiu uma mestria do verso que deixa para trás os seus antecessores em
redondilha ou em decassílabo. A arte com que narra uma curta história (como
em “Sete anos de pastor Jacob servia”), ou estiliza o discurso interior (como
na canção “Vinde cá” ou nas redondilhas “Sobre os rios”), ou desenvolve
musicalmente, como que sem discurso, um tema tradicional (“voltas ao mote
Saudade minha”), ou discorre de modo reflexivo (“Mudam-se os tempos, mudam-se
as vontades”), fazem de Camões, pela diversidade do registo, pelo poder de
síntese, pela fluência, pela adequação exata a um sentir que se está pensando
ou a um pensar que se está sentindo — o maior poeta português antes de
Fernando Pessoa. […]
Óscar Lopes
e António José saraiva, História da Literatura Portuguesa, Porto,
Porto
Editora, 17ª edição, 2002, pp. 320-322.
|
1.1.
Atribui
o valor de verdadeiro (V) ou falso (F) às seguintes afirmações:
a)
Camões
cultivou quer a escola tradicional, quer a poesia renascentista.
b)
As
composições poéticas em redondilha maior e menor eram típicas do Renascimento.
c)
Os
vilancetes, as cantigas e os sonetos pertenciam à tradição peninsular.
d)
Luís
de Camões tornou-se admirável na redondilha e no soneto.
e)
Camões
cultivou, ainda, o verso alexandrino.
f)
O
Amor é o único tema da sua lírica.
g)
A
poesia de Camões limitou-se ao género lírico.
h)
Os
autores usam os parênteses para exemplificar as afirmações apresentadas.
i)
Camões
é considerado o maior poeta português de sempre.
2.
Lê
o seguinte registo crítico produzido a propósito de um romance:
Natália no seu labirinto
O
primeiro registo deste diário data de 3 de novembro de 2000 e prolonga-se até
dia 16 do mesmo mês, uma fase de menos de 15 dias, em que a vida da autora se
transforma profundamente. É que os pais de Natália foram assassinados na Argélia,
no Natal de 1973, e ela foi criada pelos avós maternos em Lisboa. Após a
morte destes, começa a questionar as suas origens, tentando responder a
perguntas sempre silenciadas. É esta fase que sabemos da sua relação com
Paulo e com o primo deste, Jorge. E é também aqui que começamos a percecionar
um travo de intriga, de pseudo-verdades que se entrecruzam por todo o
retorcido enredo, atingindo um dos picos no seu relacionamento com Fátima, a
esposa de Paulo, portanto o ex-marido de Natália. Este “triângulo-quadrado”
amoroso é apenas um dos retoques de contorcionismo narrativo, num relato que
se vai adensando psicologicamente, até que se perde num labirinto de emoções
assombradas e nocivas. Este bloco é retratado num conjunto de entradas do
diário entre o fim de 2003 e o início de 2004, culminando depois com dois
registos finais em novembro de 2008. O pendor confessional, típico de escrita
de um diário é, no entanto, bastante credível, como se acompanhássemos de
facto o modo como os acontecimentos vão moldando a protagonista e o seu
crescimento.
SUSANA
NOGUEIRA
NATÁLIA
Helder Macedo
Editorial Presença
€13,00
In
Os meus livros, nº 74, Ano 7, abril
2009, p. 54
|
2.1.
Identifica
os complexos verbais presentes no texto e clarifica o seu valor.
III
Num texto bem estruturado, com um mínimo
de cento e trinta e um máximo de cento e sessenta palavras, desenvolve um
dos temas abaixo propostos:
A-
A
música ocupa um papel determinante nas nossas vidas. Através dela podemos
alegrar a alma e apaziguar as perturbações da mente e do corpo. Assim,
refere-te à importância da música na tua
vida.
B-
A
escola desempenha um papel fulcral na formação de cidadãos, visto que o que se
pretende não é unicamente a transmissão de saberes, mas também de valores
cívicos e humanos. Assim, reflete sobre o papel
cívico da escola na formação dos cidadãos do futuro.
----------------------------------------------------------------------
Atenção: *Antes de redigires o texto,
esquematiza, numa folha de rascunho, as ideias que pretendes desenvolver na
introdução, no desenvolvimento e na conclusão (planificação);
*Tendo em conta a tarefa,
redige o texto segundo a tua planificação (textualização);
*Segue-se a etapa de revisão, que te permitirá
detetar eventuais erros e reformular o texto. Para tal, consulta o conjunto de
tópicos que a seguir te apresento:
Tópicos de revisão da
Expressão Escrita
|
Sim
|
Não
|
Respeitei
o tema proposto?
|
|
|
Estruturei
o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão?
|
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Respeitei
as características do tipo de texto solicitado?
|
|
|
Selecionei
vocabulário adequado e diversificado?
|
|
|
Utilizei
um nível de linguagem apropriado?
|
|
|
Redigi
frases corretas e articuladas entre si?
|
|
|
Respeitei
a ortografia correta das palavras?
|
|
|
Respeitei
a acentuação correta dos vocábulos?
|
|
|
Identifiquei
corretamente os parágrafos?
|
|
|
A
caligrafia é legível e sem rasuras?
|
|
|
COTAÇÕES:
Grupo I………………………… 100 pontos
1.…………………………..… 15 pontos (C=9+O=6)
1.1…………………...……. 10 pontos
2..………………………….10 pontos (C=6+O=4)
3…………………………..15 pontos (C=9+O=6)
4.…………………………. 20 pontos (C=12+O=8)
B……………………….. 30 (C=18+O=12)
|
Grupo II ……………………………….. 50 pontos
1………………………………………… 27 pontos
2………………………………………… 23 pontos
Grupo III…………….…... 50 pontos (C=30+O=20)
|
Conteúdo = C
Organização e Correcção
Linguística = O
BOM TRABALHO!
A DOCENTE: Lucinda Cunha
Correção:
I
1.
Este
poema trata-se de um soneto, pois é composto por duas quadras e dois tercetos.
Os versos são decassilábicos e o esquema rimático é abba/abba/cde/cde, ou seja,
a rima é emparelhada e interpolada nas quadras e cruzada nos tercetos.
1.1. Que em/ vi/vo ar/dor/
tre/men/do es/tou/ de/ fri/o
Que
em/ vi/vo ar/dor/ tre/men/do es/tou/ de/ fri/o
2.
O
sentimento que é caracterizado neste soneto é o Amor, a Paixão.
3.
Na
primeira estrofe está em evidência o paradoxo, que, combinando ideias
contraditórias, permite caracterizar de forma clara e exata o estado de
espírito do sujeito poético. “em vivo ardor tremendo estou de frio;”; “juntamente
choro e rio” e “o mundo todo abarco e nada aperto”.
4.
Este
soneto pode dividir-se em duas partes. Na primeira parte, que inclui as três
primeiras estrofes, o sujeito poético descreve o seu estado de espírito, a
situação de conflito que experiencia. Na segunda parte, que corresponde ao
último terceto, o sujeito poético coloca a hipótese de estar apaixonado, ou
seja, apresenta o possível motivo da sua enorme incerteza.
B. Resposta aberta
II
1.1.
V,F,F,V,F,F,F,V,F
2.1.
“foram
assinalados”- verbo auxiliar da voz passiva+ verbo principal
“foi criada”- verbo auxiliar da voz
passiva+ verbo principal
“começou a questionar”- verbo auxiliar
aspetual com valor inceptivo
“começou a percecionar”- verbo
auxiliar aspetual com valor inceptivo
“vai adensando”- verbo auxiliar
aspetual com valor durativo/ progressivo
“é retratado”- verbo auxiliar da voz
passiva+ verbo principal
“vão moldando”- verbo auxiliar
aspetual com valor durativo/ progressivo
III- Resposta aberta
Ficha interessante e útil. Sugiro a correção de "Este poema trata-se de um soneto" por "O poema é um soneto".
ResponderEliminarObrigado pelo seu trabalho. Utilizo-o com frequência.
ResponderEliminarVolte sempre ;-)!!! Bom ano!
EliminarDesculpe mas eu acredito que a rima nos tercetos não pode ser cruzada. Entre cada verso que rima tem pelo menos 2 versos entre eles, por exemplo entre "voando" e "ando" existem dois versos no meio, logo, a rima não seria interpolada em vez de cruzada?
ResponderEliminarTambém acho isso!!!
EliminarBoa noite,
ResponderEliminarGostaria de a felicitar pelo trabalho.
Muito bom e bastante completo.
Prometo consultar mais vezes.
Cptos
gostei muito de estudar por este teste!!!
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