1. De
acordo com o texto, serão as seguintes afirmações verdadeiras ou falsas?
a. O
narrador é também personagem.
b. O
protagonista é o narrador.
c. Só
existem duas personagens neste conto.
d. A ação
decorre num tempo único.
e. O teatro
é o espaço com maior destaque ao longo do conto.
1.1.
Agora,
corrige as afirmações falsas.
2. Diz qual
das dimensões temporais, passado e presente, é introduzida na narrativa pelas
seguintes passagens:
·
“Agora entro, sento-me de perna cruzada […]”
·
“Lembro-me muito bem de como tudo se passava.”
·
“Passaram anos. Um dia, parti para os estudos.
Voltei homem.”
3. Parece-te
haver coincidência entre a ordem real ou cronológica e a ordem textual dos
acontecimentos? Porquê?
4. Refere
os espaços físicos presentes no texto.
5. Caracteriza
o espaço social do conto.
5.1.
Que diferenças encontras no conto ao nível do
passado e do presente desse espaço?
6. Observando
agora a relação entre as duas personagens destacadas no texto, refere-te à sua
evolução em termos de sentimentos e formas de tratamento entre ambas.
6.1.
Que
características as aproximam no presente?
6.2.
Explica o
facto de, no fim da ação, as duas personagens permanecerem unidas.
7. Faz o
retrato físico da personagem principal, de acordo com as informações dadas no
texto quanto ao seu passado e presente.
8. Retira
do conto um exemplo para cada modo de representação do discurso:
a. narração;
b. descrição;
c. diálogo.
II- Gramática
1. Indica
os advérbios e a locução adverbial utilizados nas seguintes passagens e a
subclasse a que pertencem:
a.
“Agora […] sento-me de perna cruzada.”
b.
“Nesse
tempo tinha-lhe medo.”
c.
“[…] mestre Finezas morreu logo […]
2. “Uma melodia suave saía da loja e enchia a vila de
tristeza.”. Divide e classifica as orações desta frase.
2.1.
Classifica
agora o sujeito de cada oração.
2.2.
Transforma
sucessivamente a frase, de modo a conter orações coordenadas:
2.2.1. adversativas
;
2.2.2. disjuntivas;
2.2.3. conclusivas.
3. Diz que
figura de estilo encontras no enunciado que se segue:
“Via-lhe os braços compridos, arqueados como duas
garras sobre a minha cabeça. Lembrava uma aranha.”
4. Refere a
função sintática desempenhada pelos enunciados sublinhados:
a. “Eu saía
de casa, rente à parede, sentindo que aquilo era pior que
ir para a escola.”
b. “A
tesoura tinia e cortava junto das minhas orelhas.”
c. “Por
entre as madeixas caídas para os olhos via-lhe, no espelho, as pernas
esguias […]”
d. “A
admiração vinha das récitas dos amadores dramáticos da vila.”
5. Agora,
partindo das frases do exercício anterior, indica a classe e subclasse das
palavras que se seguem:
saía à pior tesoura minhas lhe esguias vila
Bom
trabalho!!!
A docente: Lucinda Cunha
Proposta de
correção
Proposta de
correção
I
1. a. V; b. F; c. F; d. F; e. V
1.1. b- O
narrador é homodiegético, ou seja, participa na história, mas não é o
protagonista. O protagonista é o Mestre Finezas.
c- Neste conto
surgem várias personagens. Além do narrador, Carlos, e de Mestre Finezas, temos
ainda a mãe e o pai do narrador e o doutor delegado.
d- A ação
atravessa vários anos pois o narrador, por vezes, recorda a sua infância.
2.
·
Presente
·
Passado
·
Passado
3. Não existe
essa coincidência, uma vez que o narrador recorre várias vezes a analepses,
isto é, a narrativa recua temporalmente até épocas passadas para relembrar
acontecimentos que o marcaram e que estão vivos na sua memória.
4. Este conto
passa-se entre dois espaços físicos muito marcantes para o narrador: a
barbearia do mestre Finezas e o teatro.
5.1. Este conto passa-se numa vila e nota-se que existem algumas alterações
entre o passado e o presente, principalmente na forma como as pessoas veem a
arte. Anteriormente, os habitantes da vila vibravam com as peças de teatro
amador que se iam fazendo por pessoas da terra e até vestiam os seus melhores
fatos para irem assistir. Mas hoje em dia “Esta gente não
pensa noutra coisa que não seja o negócio, a lavoura”, pois o dinheiro é
considerado mais importante que a arte.
6.1 Aproxima-os o facto de nem um nem outro terem conseguido realizar os
seus sonhos, ou seja, o Mestre Finezas desejava ter sido um grande artista a
trabalhar na capital e nunca saiu daquela vila. Já o narrador falhou o curso e
ambos eram ignorados pelos outros habitantes.
6.2. No fim, as
duas personagens acabam por permanecer unidas porque sentiam-se distanciadas
das outras pessoas da vila, por terem interesses diferentes. Apenas o narrador
sentia pela arte o mesmo amor que Mestre Finezas sentia.
7.Mestre
Finezas tinha “o carão severo de magro, o corpo alto, curvado”. Era uma “figura
alta e seca”. As pontas dos dedos eram duras, os cabelos “escorridos e brancos”.
8. a. “Nesse
tempo tinha-lhe medo.”
b. “o carão
severo de magro, o corpo alto, curvado”
c. “― Estou um velho, Carlinhos…”
II
1. “agora”,
“nesse tempo” e “logo”- advérbios de predicado com valor de tempo.
2.2.1.Uma
melodia suave saía da loja, mas enchia a vila de tristeza.
2.2.2. Ou uma
melodia suave saía da loja, ou enchia a vila de tristeza.
2.2.3. Uma
melodia suave saía da loja, logo enchia a vila de tristeza.
3. Comparação.
4. a.
complemento oblíquo; modificador do grupo verbal; sujeito.
b. predicado;
predicado.
c. complemento
indireto; complemento direto.
d. complemento
oblíquo.
5. saía (verbo);
à (contração da preposição “a” + determinante artigo definido “a”); pior
(adjetivo “mau” no grau comparativo de superioridade); tesoura (nome comum
contável); minhas (determinante possessivo); lhe (pronome pessoal de
complemento indireto); esguias (adjetivo qualificativo); vila (nome comum
contável).
quede o texto
ResponderEliminarfaz o de 2020
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