I
Compreensão do oral
1.
Ouve atentamente a gravação do conto “O homem que
não sabia histórias” (org. de Jean-Claude Carrière). De seguida, estabelece a
correspondência entre as duas colunas, de forma a obteres afirmações
verdadeiras:
1
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Um homem viu-se obrigado a ir a um vale solitário, enfrentando perigos,
|
a
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porque um nevoeiro cerrado o impedia de ver o caminho.
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2
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Depois de ter reunido um belo molho de vimes, o homem teve de esperar,
|
b
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que o convenceu de que era violinista, depois padre, depois médico.
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3
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Chegou a uma casa, foi convidado a entrar e pediram-lhe que contasse
uma história,
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c
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porque a rapariga o convenceu de que era capaz.
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4
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Então, a dona da casa mandou-o trabalhar, mas
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d
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a mulher fez-lhe uma pergunta.
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5
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Foi ter a uma casa
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e
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onde havia um velório.
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6
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Aí conheceu uma rapariga
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f
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ele não sabia nenhuma.
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7
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Brian saiu-se sempre bem,
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g
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mas o vento arrastou-o para longe.
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8
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Quando se preparava para entrar no cemitério,
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h
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o vento arrastou-o até ao lugar de onde tinha saído.
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9
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Brian retomou a tarefa de que a velha mulher o tinha encarregado
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i
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porque só aí havia vimes para fabricar os seus cestos.
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10
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Depois de pousar o balde e se sentar,
|
j
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e reentrou em casa.
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II- Leitura
Lê o texto com atenção e, de seguida, responde às questões com frases completas:
BOBO: É para já Senhor! Toma os meus farrapos e os meus
guizos, e dá-me o teu manto, a tua coroa, o teu cetro…
REI (agitado): Cala-te!... Era isso mesmo que se passava no sonho…
A coroa… o manto… o cetro… tudo no chão… eu a correr, mas sem poder sair do
mesmo sítio… e a coroa sempre mais longe, mais longe… e o manto… e o cetro… e
as gargalhadas…
BOBO: Gargalhada? Não me digas que eu também entrava no teu
sonho?
REI
(como se não o tivesse ouvido): … as gargalhadas delas… e como elas se riam…
riam-se de mim… e a coroa tão longe… e o manto tão longe… e o frio… tanto frio
que eu tinha!...
BOBO: Perdoa-me, senhor, mas isso são tolices, dizes coisas
sem nexo… Foi alguma coisa que comeste ontem, tenho a certeza.
REI: Não são coisas sem nexo: são recados. Recados dos
deuses. (Aproxima-se do bobo e diz-lhe ao
ouvido) Tenho medo!
BOBO: Shiuu! NUNCA DIGAS ISSO! Já viste o que podia
acontecer se os deuses te ouvissem? Se descobrissem que os reis também têm medo?
Se descobrissem que os reis podem mesmo ficar a-pa-vo-ra-dos?
REI (afasta o bobo e retoma a sua
dignidade real):Tens razão! Quem
foi que aqui falou em medo? Eu sou o rei Leandro, rei do reino de Helíria!
Tenho um exército de homens armados para me defenderem. Tenho um conselheiro
que sabe sempre o que há de ser feito. Tenho espiões bem pagos, distribuídos
por todos os reinos vizinhos, que me informam do que pensam e fazem os meus
inimigos…
BOBO: Tens inimigos, senhor?
REI: Claro que tenho inimigos. Para que serve um rei que
não tem inimigos?
BOBO: Realmente não devia ter graça nenhuma. Eu cá, de cada
vez que me armam uma cilada e acabo espancado no pelourinho, também digo
sempre: “Ainda bem que tenho inimigos, ainda bem que tenho inimigos”… se
ninguém me batesse, se ninguém me cobrisse o corpo de pontapés, acho mesmo que
era capaz de morrer de pasmo…
REI: Zombas de mim?
BOBO: Que ideia, senhor! Como posso zombar de ti, se penso
como tu pensas?
REI: Parecia…
In
Leandro, Rei da Helíria,
Alice Vieira
A
- Na primeira fala, o rei Leandro manifesta um
desejo.
1.1.
Indica-o, usando palavras tuas.
- “Tenho medo!”
2.1.
Apresenta
a razão que motivou esse desabafo do rei.
2.2.
Esclarece
a importância dos sonhos, na perspetiva do rei Leandro.
- O bobo tem como função entreter o rei e a corte.
3.1.
Transcreve
uma fala do texto que comprove a afirmação anterior.
- Transcreve exemplos de didascálias em que sejam
evidentes informações sobre:
4.1.
gestos
das personagens.
4.2.
o
estado de espírito das personagens.
B
- Estabelece a correspondência
correta entre os conceitos associados ao Teatro e a sua definição:
1. ator
|
a)
conjunto de fatos usados pelos atores.
|
2. adereço
|
b)
decoração da cena representada pelos atores.
|
3. cenário
|
c) artista
que representa um papel na peça.
|
4. cenógrafo
|
d) aquele
que põe em cena e dirige o espetáculo.
|
5. dramaturgo
|
e)
aquele que recria e/ou realiza o cenário.
|
6. encenador
|
f)
aquele que é responsável pela iluminação do palco.
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7. luminotécnico
|
g)
acessório das personagens e/ou do cenário.
|
8. guarda-roupa
|
h) autor
de peças de teatro.
|
- Partindo da leitura integral
que fizeste da obra O Colar, de
Sophia de Mello Breyner Andresen, responde às questões, sobre os Atos II e III, selecionando as opções corretas:
2.1.
A
Condessa Zeti faz uma descrição do seu sobrinho, o Comendador Zorzi,
considerando-o
a. pouco galã, maçador e sem sucesso
com as raparigas.
b. sensato, elegante e galante.
c. insensato, elegante e bem sucedido
nos amores.
2.2.
A
condessa Zeti
a. incentiva Zorzi a casar-se com a
jovem Vanina.
b. gostaria de ver Zorzi casado com D.
Geraldina.
c. convence Vanina a casar-se com um
dos primos de Zorzi.
2.3.
Entre
a família Zorzi e D. Geraldina há em comum o gosto
a. pelo teatro italiano.
b. pela vida no campo.
c. pela música militar.
2.4.
Durante
o jantar, o Comendador Zorzi sentiu-se mal
a. porque engoliu as cascas das
amêijoas.
b. por se ter apercebido da paixão de
Vanina por Pietro.
c. por ter exagerado no champagne
gelado com pêssego.
2.5.
Pietro
revela a Vanina que
a. quer casar com ela assim que for
possível, apesar de a considerar muito inocente.
b. o seu tio Segismundo o tornara
noivo de uma rapariga rica e feia.
c. se apaixonava por todas as
mulheres, mas que ela era a luz do seu coração.
2.6.
A
peça termina com uma conversa entre
a. o Comendador e D. Geraldina.
b. Vanina e Pietro
c. a Condessa e Lord Byron.
III- Conhecimento Explícito da Língua
1. As preposições podem surgir contraídas.
Assim sendo, identifica os elementos que compõem as palavras que se seguem:
num
disto pelo àquela do
2. Reescreve,
no discurso indireto, os seguintes enunciados retirados do texto presente no
Grupo II:
- “Toma os meus farrapos e os
meus guizos…”
- “Tenho medo!”
- “Foi alguma coisa que comeste
ontem”.
3. Identifica
os tempos do modo Indicativo em que se encontram os verbos reflexivos
sublinhados nas frases que se seguem:
a. De manhã,
barbeei-me depois do duche.
b. Ele esquecia-se
sempre dos livros na escola quando era criança.
c. Penteio-me sempre
antes de ir dormir.
4. Indica a
forma de base que deu origem a cada uma das palavras que se seguem e indica o
processo de formação de cada uma delas:
a.
repatriar
b.
jornalista
c.
percorrer
d.
invejoso
|
e.
febril
f.
enlouquecer
g.
engordar
|
IV- Escrita
Imagina a continuação do diálogo entre o rei
Leandro e o Bobo, respeitando a estrutura do texto dramático (cerca
de 150 palavras).
*****************************
COTAÇÕES:
Grupo I………………… 10 pontos
Grupo II ……………….. 35 pontos
A.1.1.…………………… 3 pontos
2.1……………………….5 pontos
2.2……………………….
6 pontos
3.1.……………………….
5 pontos
4..…………….………….
6 pontos
B1……………..…………4
pontos
2………..…………………
6 pontos
|
Grupo III
1…………………..5 pontos
2 …………………9 pontos
3. ………………..6 pontos
4 ……..………….10 pontos
Grupo IV …… 25 pontos
(estruturação temática e discursiva – 15;
Organização e correção
textuais – 10)
|
CORREÇÃO
I-
i, a, f,
g, e, b, c, h, j, d (exercício retirado do manual Plural 7, Lisboa
Editora/ Raiz Editora, pp. 72-3)
II-
Questões
e respostas do grupo II foram retiradas do manual de 7º ano de Língua
Portuguesa da Asa, Novas leituras (Alice Amaro), guia do professor,
teste nº 7.
A
1.1.O
rei Leandro manifesta o desejo de estar na situação do Bobo/ deseja ser o Bobo.
2.1.O
rei teve um sonho que o deixou amedrontado.
2.2.O
rei considera que os sonhos são mensagens (“recados”) de entidades superiores e
divinas (“deuses”).
3.1.
“Gargalhadas? Não me digas que eu também entrava no teu sonho?”
4.1.
“Aproxima-se do bobo…”; “afasta o bobo”
4.2.
“agitado”
B
- 1c; 2g; 3b; 4e; 5h; 6d; 7f; 8a
(exercício retirado do manual Novas Leituras, da Asa, pág. 168)
- a,b,c,a,b,c (exercício retirado,
quase na totalidade, do manual Conto contigo de 7º ano, da Areal
Editores, Guiões de leitura orientada, p.22).
III-
1.
num- preposição “em”+ determinante
artigo indefinido “um”
disto-
preposição “de”+ pronome demonstrativo “isto”
pelo-
preposição “por”+ determinante artigo
definido “o”
àquela-
preposição “a”+ determinante demonstrativo “aquela”
do-
preposição “de” + determinante artigo definido “o”
2.
a. O Bobo propôs ao Rei que tomasse
( disse ao rei para tomar) os seus farrapos e os seus guizos.
b.
O Rei confessou/admitiu/ disse que tinha medo.
c.
O Bobo respondeu que fora/tinha sido alguma coisa que ele comera /tinha comido
no dia anterior/ na véspera.
3.
Pretérito perfeito, pretérito
imperfeito, presente
4.
Pátria- parassíntese; jornal- sufixação;
correr- prefixação; invej- sufixação; febr- sufixação; louc- parassíntese; gord-
parassíntese
III- Resposta livre
Obrigado Lucinda, será a base de trabalho para o meu teste. Só falta mesmo a parte áudio para a compreensão do oral.
ResponderEliminarCumprimentos
Antero
Muito bom! OBRIGADÃO!!!
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