I
A
Lê
com atenção o poema que se segue e responde com frases completas e bem estruturadas
às perguntas:
Bucólica
A vida é feita de nadas:
De grandes serras paradas
À espera de movimento;
De searas onduladas
Pelo vento;
De casas de moradia
Caídas e com sinais
De ninhos que outrora havia
Nos beirais
De poeira;
De sombra duma figueira;
De ver esta maravilha;
Meu pai a erguer uma videira
Como uma mãe que faz a trança à filha.
Miguel Torga, Diário
I, Coimbra, 1941
1.
O
sujeito poético afirma que “A vida é feita de nadas” (v.1).
1.1.
Regista
os “nadas” a que se refere”.
1.2.
Interpreta
o verso acima transcrito.
2.
Explicita
a importância que os “sinais/ De ninhos que outrora havia/ Nos beirais” (vv.
7-9) assumem no poema.
3.
Identifica
o sentimento expresso pelo “eu” poético ao ver o pai “a erguer uma videira” (v.
13).
4.
Refere
a figura de estilo presente no último verso do poema e analisa o seu valor
expressivo.
B
Num texto bem estruturado entre 50 e
80 palavras, reflete sobre os “nadas” de que a tua vida é feita.
II
1
5
|
Essa folha
Essa folha, aí. Tão branca que nem
a neve é assim tão fria. Aproximo os dedos numa espécie de carícia, tentando
atenuar, diluir tanta hostilidade, mas logo recuam tocados pelo medo. É tão
difícil. Porque essa brancura queima, arde silenciosa num fogo que ninguém vê.
Durante muito tempo só os olhos a procuram, a contemplam. Imóveis, sem
afrouxarem de intensidade. Ouvem-se quase os latidos do pulso. De súbito, os
dedos distendem-se, saltam; no seu movimento de falcão já não acariciam,
antes rasgam, dilaceram, perseguem a presa numa luta onde não há tréguas, vão
deixando na neve sinais da sua presença, ora triunfante, ora aflita, por
vezes quase morta.
Eugénio de Andrade, Poesia, Vertentes do Olhar, Fundação Eugénio
de Andrade, 1995
|
1. Identifica
as funções sintáticas das expressões sublinhadas:
a) “Tão branca
que nem a neve é assim tão fria.”
b) “Aproximo os
dedos numa espécie de carícia”.
c) “arde
silenciosa num fogo que ninguém vê.”.
2. “. Durante
muito tempo só os olhos a procuram, a contemplam.” (vv. 3-4).
Conjuga o verbo “procurar” nas pessoas, tempos e
modos indicados:
a) 1ª pessoa do
singular, do pretérito perfeito composto do indicativo;
b) 3ª pessoa do
singular do pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo;
c) 1ª pessoa do
plural no futuro do presente composto, no indicativo.
d) 3ª pessoa do
plural no pretérito mais-que-perfeito composto do conjuntivo;
e) no gerúndio
composto.
3. Apresenta o
campo lexical da palavra “poesia”.
4. “ora
triunfante, ora aflita, por vezes quase morta” (v. 7).
4.1. Faz uma listagem do campo semântico de “morto/a”.
5. Elabora
frases onde incluas:
a. um
quantificador universal.
b. um
quantificador existencial.
c. um
quantificador interrogativo.
III
Seleciona
uma das hipóteses:
A-
Elabora
um texto criativo e expressivo, com um mínimo de cento e trinta e
um máximo de cento e oitenta palavras, iniciado por Ser jovem é…
B-
Elabora
um texto expositivo sobre os hábitos alimentares dos jovens do século
XXI, com um mínimo de cento e trinta e um máximo de cento e oitenta palavras.
----------------------------------------------------------------------
Atenção:
*Antes de redigires o texto, esquematiza, numa folha de rascunho, as ideias que
pretendes desenvolver na introdução, no desenvolvimento e na conclusão (planificação);
*Tendo em conta a tarefa,
redige o texto segundo a tua planificação (textualização);
*Segue-se a etapa de revisão, que te permitirá
detetar eventuais erros e reformular o texto. Para tal, consulta o conjunto de
tópicos que a seguir te apresento:
Tópicos de revisão da Expressão Escrita
|
Sim
|
Não
|
Respeitei o tema proposto?
|
||
Estruturei o texto em introdução,
desenvolvimento e conclusão?
|
||
Respeitei as características do tipo
de texto solicitado?
|
||
Selecionei vocabulário adequado e
diversificado?
|
||
Utilizei um nível de linguagem
apropriado?
|
||
Redigi frases corretas e articuladas
entre si?
|
||
Respeitei a ortografia correta das
palavras?
|
||
Respeitei a acentuação correta dos
vocábulos?
|
||
Identifiquei corretamente os
parágrafos?
|
||
A caligrafia é legível e sem
rasuras?
|
COTAÇÕES:
Grupo I……………………………… 100 pontos
1.1.…………………………………… 15 pontos (C=9+O=6)
1.2………………………………..… 15 pontos (C=9+O=6)
2.……………………………………...15 pontos (C=9+O=6)
3
.……………………………..………10 pontos (C=6+O=4)
4……………………………………... 15 pontos(C=9+O=6)
B………………………………………….. 30 (C=18+O=12)
|
Grupo II ……………………………………….. 50 pontos
1………………………………………………… 12 pontos
2………………………………………………… 15 pontos
3 ………………………………………………….7 pontos
4 ………………………………………………….7 pontos
5 ………………………………………………….9 pontos
Grupo III…………….………... 50 pontos (C=30+O=20)
|
Conteúdo = C Organização e Correcção Linguística =
O
A
DOCENTE: Lucinda Cunha
Correção do teste
I (questões e respostas deste grupo
retiradas do manual Página seguinte, 10º ano, p. 171, Texto editores
A
1.1.
“grandes serras paradas”; “searas onduladas”; “casas
de moradia”; “poeira”; “sombra de uma figueira”; “de (…) ver (…) meu pai a erguer uma
videira”.
1.2.
A vida é um conjunto de realidades aparentemente
insignificantes que nos rodeiam, histórias e emoções que perduram na memória de
cada um de nós.
2. Os “sinais/
De ninhos que outrora havia /Nos beirais” constituem-se como símbolos do espaço
habitado no passado, suspenso e guardado na memória do “eu” poético.
3. Admiração.
4. Comparação.
O pai do sujeito poético erguia a videira com o mesmo cuidado e dedicação com
que uma mãe faz uma trança no cabelo da filha. Esta comparação valoriza o afeto
do homem pela terra-mãe e o amor maternal.
B. Resposta livre.
II.
1. predicativo
do sujeito; complemento direto; sujeito
2. tenho
procurado; tinha procurado; teremos procurado; tivessem procurado; tendo
procurado;
3. poeta,
versos, rima, métrica, ritmo, sensibilidade, emotividade, expressividade,
criatividade, recursos expressivos, metáfora, comparação… ;/
4. estar
morto por algo; morto de cansaço; olhos de carneiro mal morto; fingir-se de
morto; morto e enterrado; nem morto; tempo morto; ponto morto; não ter onde
cair morto; capaz de acordar um morto…
5. a. Todos os homens são mortais.
b. Vários alunos faltaram à aula.
c. Quantos bolos comeste?
III. Resposta livre
Muito obrigada, como aluna do 10º ano tem de vindo a ajudar muito nos testes.
ResponderEliminarÉ bom saber isso ;-)
EliminarObrigada por disponibilizar estes materiais que estão apenas ao alcance dos professores colocados :)
ResponderEliminarObrigada pelo comentário, mas estes materiais são também para pais, EE, alunos e interessados pela língua. Volte sempre;-)
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar