Recursos expressivos/
estilísticos (Memorial do Convento,
de Saramago)
Da lista abaixo
apresentada, retira os recursos utilizados em cada enunciado. (Atenção: pode
ser mais do que um!)
enumeração onomatopeia assíndeto sinédoque ironia
apóstrofe antonomásia eufemismo hipérbole antítese
adjetivação comparação metáfora epizeuxe/reduplicação
personificação
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Baltasar e Blimunda (in Farol das Letras) |
1. “aqui não se
misturam evas com adões”
2. “e enquanto se
vai comendo vai-se falando do que já passou, as cruzes douradas, as mangas de
bofes, os lenços brancos, as casacas compridas…”
3. “Ah, gente
pecadora, homens e mulheres que em danação teimais viver essas vossas
transitórias vidas”
4. “vós homens, que
podendo ser apalpais o rabo às mulheres na igreja, vós mulheres, que só por
derradeira vergonha não apalpais na igreja as partes aos homens”
5. “ ajoelhai,
ajoelhai, pecadores”
6. “bem sabeis como
as monjas são esposas do Senhor, é uma verdade santa, pois a mim como a Senhor
me recebem nas suas camas”
7. “Da sua gaiola
de madeira pregou o celebrante ao mar de gente”
8. “só as mulheres,
ternos corações, se deixam embalar pela música.”
9. “O italiano
dedilhou o cravo, primeiro sem destino, depois como se estivesse à procura de
um tema ou quisesse emendar os ecos, e de repente pareceu fechado dentro da
música que tocava, corriam-lhe as mãos sobre o teclado como uma barca florida
na corrente”
10. “a Vénus
cantariam todos os galos do mundo se tivesse os olhos que Blimunda tem”
11. “ficava o ar
azulado de fumo, e cheiroso, nem parecia a fétida cidade dos dias saudáveis.”
12. “bendita sejas
tu, noite, que cobres e proteges o belo e o feio com a mesma indiferente capa”
13. “um suspiro
assim, como de quem morre ou de quem nasce”
14. “vão-se mugindo
as tetas do bom leite que é o dinheiro”
15. “(os canteiros)
parecem fidalgos de cabeleira, truca-truca, truca-truca, com o cinzel e a
maceta”
16. “vai
escriturando no rol os bens e as riquezas, de Macau as sedas, os estofos, as
porcelanas, os lacados, o chá, a pimenta, o cobre…”
17. “pese-nos
deixar ir sem vida contada aquele Brás que é ruivo e camões do olhos direito”
18. “Tão grande
fora o sofrimento durante este arrastado dia, que todos diziam, Amanhã não pode
ser pior, e no entanto sabiam que ia ser pior mil vezes”
19. “Deve-se a
construção do convento de Mafra ao rei D. João V, por um voto que fez se lhe
nascesse um filho, vão aqui seiscentos homens que não fizeram filho nenhum à
rainha e eles é que pagam o voto.”
20. “Baltasar
levanta Blimunda ao colo, vai sentá-la no albardão, arre burro, toque, toque.”
21. “não se
acabavam as lamentações, tanto que os montes de mais perto respondiam, quase
movidos de alta piedade”
22. “O tempo, às
vezes, parece não passar, é como uma andorinha que faz o ninho no beiral, sai e
entra, vai e vem”
23. “Em Pêro
Pinheiro se construíra o carro que haveria de carregar o calhau, espécie de nau
da Índia com rodas”
24. “Os homens
levantaram-se, enrolaram as mantes, os boieiros foram jungir os bois”
25. “Começava a
escurecer, mas, agora, de nenhuma noite teria medo, se tão negra é a que leva
dentro de si.”
Correção do exercício:
Note-se que em alguns
enunciados podemos encontrar o hipérbato (sempre que a ordem natural das
palavras na frase é alterada):
1. antonomásia2. enumeração
3. apóstrofe
4. apóstrofe, eufemismo
5. epizeuxe ou reduplicação, apóstrofe
6. ironia, comparação, eufemismo
7. metáfora
8. metonímia (sinédoque), metáfora
9. comparação
10. hipérbole
11. antítese
12. apóstrofe, antítese
13. antítese
14. metáfora
15. comparação, onomatopeia
16. enumeração
17. antonomásia
18. hipérbole
19. ironia
20. onomatopeia
21. personificação
22. comparação, antítese
23. comparação
24. assíndeto
25. metáfora
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