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Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ficha de preparação para teste do 7º ano- com soluções


I

Lê o poema com atenção e responde de modo completo às questões que se seguem:

Se…

Se eu tivesse um carro

havia de conhecer

toda a Terra.



Se eu tivesse um barco

havia de conhecer

todo o mar.



Se eu tivesse um avião

havia de conhecer

todo o céu.



Tens duas pernas

e ainda não conheces

a gente da tua rua.



Luísa Dacosta



1.    Verifica que uma leitura do poema nos conduz à sua divisão em partes.

1.1.        Divide-o e justifica a tua divisão.

1.2.        Retira de cada uma das partes marcas do “eu” e do “tu”.

2.    Repara na estrutura formal muito repetitiva do poema.

2.1.        Comprova a existência dessa estrutura transcrevendo duas anáforas.

2.2.        Comenta o seu valor expressivo.

3.    Relê o último terceto e explica o seu sentido, relacionando-o com o título.



II

1.    Conjuga o verbo “escrever” no pretérito mais-que-perfeito composto do Indicativo e do Conjuntivo.

2.     Para cada uma das alíneas seguintes, cria uma frase em que a palavra sublinhada surja com outro significado:

a)    Gosto da quadra natalícia!

b)    O livro que me deste é muito interessante.

c)    O fecho das calças estragou-se.

2.1.        Completa: os pares de palavras do exercício anterior são palavras _____________.

3. Escreve uma frase onde incluas palavras homófonas das que estão sublinhadas:

                           Cem alunos participaram na apanha da noz.

4. As palavras “pobre” e “podre” têm sentidos diferentes, mas formas muito semelhantes. São, por isso, palavras _________________________.

5. Enumera palavras do campo lexical de “família”.

6. Refere se as palavras sublinhadas estão a ser usadas com um sentido denotativo ou conotativo:

a) Ela tem voz de cana rachada.

b) No Brasil há muita cana-de-açúcar.                       A professora: Lucinda Cunha



Correção:

Questões e respostas do grupo I retiradas do manual Língua Portuguesa, 7º ano, da Santillana, p. 205

I

1.1.  A 1ª parte ocupa as 3 primeiras estrofes, ao passo que a segunda parte ocupa apenas a última estrofe. Assim, na 1ª parte formulam-se hipóteses/ desejos, enquanto na segunda parte o sujeito poético se dirige a um “tu”, criticando-o duramente.

1.2.  1ª parte: marcas do “eu”- “eu”, “tivesse” “havia”

2ª parte: marcas do “tu”- “Tens”, “conheces”

2.1. “Se eu tivesse um carro”; “Se eu tivesse um barco”/ “havia de conhecer”; “havia de conhecer”

2.2. A estrutura anafórica do poema pretende acentuar a ambição desmedida do Homem ao querer alcançar coisas grandiosas sem começar pelas mas simples, mas, se calhar, mais difíceis de realizar.

3. Não adianta querer viver num mundo irreal e grandioso. Mais importante do que tudo isso é conhecermos os que nos são próximos, tendo consciência das nossas limitações.

II

1.

Pretérito mais-que-perfeito do Indicativo
Pretérito mais-que-perfeito do Conjuntivo
Eu tinha escrito
Tu tinhas escrito
Ele tinha escrito
Nós tínhamos escrito
Vós tínheis escrito
Eles tinham escrito
Eu tivesse escrito
 Tu tivesses escrito
Ele tivesse escrito
Nós tivéssemos escrito
Vós tivésseis escrito
Eles tivessem escrito


2.a) A quadra tem 4 versos; b) Livro-me sempre daqueles que me incomodam; c)Se não fecho a janela constipo-me.

2.1. homónimas.

3. Nós não podemos viver um sem o outro.

4. parónimas.

5. mãe, pai, tio, irmão, amor, carinho, amizade, partilha, laços, genealogia, diálogo…

6. a) conotativo; b) denotativo

8 comentários:

  1. a autora do texto e luisa ducla soares e nao luisadacosta

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    1. Se errei foi sem intenção. Foi assim que copiei. Mas hei de ir ver ao manual e comprovar. :-)

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    2. Já fui verificar e a referência que vem no manual de onde tirei a ficha (e que refiro antes da proposta de correção) é:
      Luísa Dacosta, De Mãos Dadas, Estrada Fora, Figueirinhas, 1973 (curiosamente, o meu ano de nascimento :-). Pelo menos, no manual no professor é assim que vem.

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  2. Cara Lucinda,
    Sou professora de 1º Ciclo e, infelizmente, por colocar pelo 2º ano consecutivo... Perante esta situação pus-me à vida e encontrei trabalho num centro de explicações.. Porém, para poder ficar a trabalhar, tive de aceitar trabalhar com alunos do 1º ao 3ª Ciclo e secundário, caso apareçam, dando várias disciplinas (Português, Ciências, F.Q., Matemática e História). Como deve calcular, chega a um ponto que nem a cabeça aguenta tanta diversidade, nem tanto TPC e estudo. Por isso, aqui deixo o meu MUITO OBRIGADO pelo trabalho que disponibiliza neste blog, bem como as respetivas propostas de correção, que em muito facilitam o meu trabalho.

    Fico a aguardar pelas próximas publicações,

    Cordialmente,
    Luana Isabel

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    1. Luana, imagino como deve ser difícil a sua situação, mas não desanime que melhores dias virão.
      Quando tive a ideia de criar este blogue foi mesmo com a intenção de ajudar professores, alunos e pais e fico feliz quando vejo que tenho sido útil.

      Bjinhos e boa sorte!!! :-D

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  3. Senhora dona Lucinda,
    Eu sou do 7º ano e tive um teste de português na terça feira e como não sabia o que havia de estudar vim pesquisar á net alguma ficha de trabalho que me seja útil para estudar e não é que encontrei precisamente aquilo que queria no seu blog!
    E a melhor noticia é que recebi na sexta feira o teste e tirei 96%!!!!!!!!!!!!!! Muito obrigada por ter posto esta ficha no seu blog, porque sem ela eu deveria ter tirado uma maaaaaaa nota, mesmo. Muito obrigada....

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    1. Que bom poder ajudar alunos interessados e aplicados como tu! Continua assim, só tens a ganhar.:-)

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