textosintegrais@gmail.com


Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-) textosintegrais@gmail.com

terça-feira, 28 de abril de 2015

Orações- exercícios retirados dos exames de 9º e 12º anos (corrigida)

A autora desta compilação é a minha colega Lina Mota que me autorizou a publicar a sua ficha (eu apenas acrescentei a correção)- ótima para os alunos se prepararem para a Prova Final!!!

9 comentários:

  1. Excelente ficha de trabalho, mais uma vez! :) Muito obrigada pela partilha, pelo tempo que dedica e pelos saberes transmitidos. De facto, o seu blogue é, em termos de fichas, o mais completo e sério que conheço na net, com materiais diversos e apelativos. Consulto-o imensas vezes e recomendo-o, igualmente. São de valorizar, ainda, as correções claras e o formato dos documentos (em word), o que permite adaptar as fichas. Um sincero obrigada e continue este ótimo trabalho, embora saiba que deve ocupar bastante o seu tempo para chegar a essa elevada qualidade ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Por acaso, esta ficha resultou do trabalho da minha colega Lina, como digo em cima. Apenas acrescentei a correção.
      Volte sempre ;-)

      Eliminar
  2. Obrigado, sinceramente acho que é um dos melhores sites de ensino, por favor não pare.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Diana, pela sua simpatia. Bjinho e volte sempre ;-)

      Eliminar
  3. Tem um erro na correção do exercício do exame de 12º ano de 2013 1ª fase, onde diz para classificar a oração "não sei se vou fazê-lo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, é completiva e errar é humano. Como sou humana, e quem não se sente não é filho de boa gente, admito que erro por distração, por pressa, por muitos motivos, até porque eu tenho outra vida para além da escola. Seja como for, você não agradece mas eu respondo "de nada, pelo trabalho que faço gratuitamente, sem receber nada em troca e pelas outras respostas que estão corretas." Sabe uma coisa? Fazer este tipo de trabalho leva muito tempo e nem sempre é apreciado. Por isso não vê muitos sites destes.

      Eliminar
    2. Ela simplesmente alertou para um erro, não queria ofender ningúem.

      Eliminar
  4. A oração de 2013 está mal corrigida, confirmei no iave nos critérios e não é condicional. É uma oração subordinada substantiva completiva. De resto apenas felicito pelo excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  5. As suas fichas são sempre espetaculares! Obrigada!

    ResponderEliminar