textosintegrais@gmail.com


Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-) textosintegrais@gmail.com

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Proposta de oficina de escrita

A propósito do Auto da Barca do Inferno, solicitar aos alunos que escolham uma das personagens que foram condenadas. Deverão escrever uma carta ao rei a pedir clemência e o perdão e a linguagem utilizada deve respeitar o seu estatuto social.
Aqui fica um exemplo de uma carta escrita por uma aluna do 9º ano:

Arrais do Inferno, Século XVI
Vossa Majestade:
                Queira, por favor, atender a súplica destes vossos servos, o Corregedor e o Procurador. Estamos aqui, na barca do demo, perante figuras leigas e ignorantes que muito ofendem a nossa condição superior e o vosso prestígio, uma vez que somos vossos representantes.
                Fomos injustamente condenados a uma vida de suplícios no Inferno, nós que sempre procurámos exercer o poder judicial com toda a honestidade e clareza. Contrariamente ao que o diabo afirma, nós nunca cometemos a indignidade de aceitar subornos que condicionassem as nossas decisões.
                Aguardamos que o nosso pedido seja deferido por Vossa Excelência, desejando-lhe boa saúde e o aumento do nosso grandioso império.

                Com os nossos mais respeitosos cumprimentos,
Corregedor e Procurador.

Sem comentários:

Enviar um comentário