textosintegrais@gmail.com


Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-) textosintegrais@gmail.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A reclamação- secundário

Proposta de um exercício de escrita a partir de texto do Ricardo Araújo Pereira- Mixórdia de temáticas- "Playboy Paquistão":
 
Um exercício muito divertido é dar a ouvir aos alunos o texto em questão (só têm de ir à página da rádio comercial- podcast- mixórdia de temáticas- 4 de maio de 2012) para que estes elaborem, por escrito, a respetiva reclamação, já que Ricardo Araújo Pereira se mostra deveras indignado com o facto de a Rita Pereira não aparecer  completamente despida nas fotos. O texto é hilariante!
É um exercício divertido para colocar os alunos a escrever.
Mão à obra!!!!

2 comentários:

  1. Não. Não vou comentar o dito cujo humorista.
    Só gostava de saber se um professor de português se sente realizado com a cáfila de camelos (a redundância é propositada) que campeia nas escolas.
    (fui ler o seu curriculum, ou lá como chamam a isso no Blogger), (é. É perfil).
    Dei umas aulas há muitos muitos anos (1975), mas deixei de ouvir monstruosidades porque não me adaptei (ainda bem).
    A minha mulher, que está reformada como eu, mas continua com a cruzada de química ao 12º num colégio do Porto, por amor ao ofício, por vezes mostra-me o "pretuguês" dos impostorzinhos, aspirantes a medicina...
    Não sou religioso, mas ... Ó Cristo, vem cá baixo ver isto!
    Vou partir para outras paragens.
    Uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Caro José, de facto a nossa língua não anda lá muito bem tratada pela nossa juventude. Ainda me aparecem alunos que "se esquecem" dos acentos e que não percebem por que motivo eu desconto quando dão erros ortográficos. O trabalho é duro, mas vale a pena. Gosto do que faço, apesar de ser uma profissão cansativa e de os alunos terem alguma dificuldade em perceber que eu quero mesmo ensiná-los a escrever como deve ser. A principal causa é a falta de leitura, já que tantos telemóveis, ipods, tablets, pc's e objetos similares ocupam-lhes demasiado tempo.
    Obrigada pela sua visita.
    Lucinda.

    ResponderEliminar