textosintegrais@gmail.com


Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-) textosintegrais@gmail.com

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ficha de trabalho a partir de vídeo da Pantera


Propõe-se que os alunos se mantenham atentos aos detalhes para depois poderem responder às questões:


 

1.    Neste episódio surgem duas personagens bastante conhecidas das histórias infantis- Tarzan e Jane. De acordo com o que conheces da história original, em que medida estas personagens se afastam da primeira versão?

2.   A Jane não é uma defensora dos animais e da natureza. Justifica esta afirmação relatando uma situação presenciada no filme.

3.   Caracteriza a Pantera a partir das diversas situações que se verificam neste episódio.

4.   Explica a ironia que se verifica na relação matrimonial entre  Tarzan e Jane.


Proposta de correção:

 

1.    Na história original, Tarzan e Jane moravam numa casa da árvore, enquanto nesta versão habitam numa gruta. Além disso, a relação com os animais é completamente diferente, já que, originalmente, Tarzan e Jane são defensores dos animais, enquanto neste episódio ele é assustador e insensível, amedrontando-os, e ela só se preocupa em ter um casaco de peles, mostrando a sua insensibilidade ecológica.

2.    Jane mostra-se caprichosa ao querer que o companheiro lhe arranje a pele de uma Pantera cor-de-rosa para se manter “na moda”, não se preocupando com a raridade daquele animal.

3.    A partir das diversas situações em que a Pantera se vê envolvida, depreendemos que ela é amiga dos animais e apreciada por todos (que lhe acenam quando passa); simpática e sensível (vê-se a cheirar uma flor); é um pouco ingénua e não revela maldade (vai com Tarzan até à sua gruta de livre vontade); e muito esperta, pois consegue arranjar uma solução para o seu problema.

4.    Nota-se alguma contradição na relação entre Tarzan e Jane já que ele, que é tão feroz e implacável fora de casa, perante a mulher é submisso e medroso.

1 comentário:

  1. Olá, com certeza. Já estou te seguindo e divulgando seu blog. Bjo - http://profipes-ceejavha.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar