textosintegrais@gmail.com


Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-) textosintegrais@gmail.com

segunda-feira, 4 de março de 2013

Ficha de gramática-direcionada para o ensino secundário- com correção

11 comentários:

  1. Obrigada! Este blog tem ajudado imenso no meu percurso escolar! Continue a postar, se faz favor, fichas com as respetivas soluções. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com certeza que vou continuar! Não coloco mais fichas porque o tempo não estica :-) mas neste último mês vou dedicar-me mais ao secundário, principalmente ao 12º ano por causa do exame. Continuação de bom trabalho!

      Eliminar
  2. Parabéns pelo blog, por favor continue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Clara. Gosto de ajudar. Continuação de bom trabalho!

      Eliminar
  3. Boa tarde . Desde já o meu agradecimento pela sua disposição em partilhar estas fichas. Têm sido de grande ajuda no meu percurso de estudo. Gostaria de saber se há alguma maneira de eu poder imprimir de modo a me facilitar na resolução dos exercícios . Sara

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde . Desde já o meu agradecimento pela sua disposição em partilhar estas fichas. Têm sido de grande ajuda no meu percurso de estudo. Gostaria de saber se há alguma maneira de eu poder imprimir de modo a me facilitar na resolução dos exercícios . Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite
      as minhas fichas são todas copiáveis. Basta clicar sobre o símbolo do Slideshare e, se estiver inscrito nesse site, guarda de imediato a ficha no computador após fazer login. Agora acho que basta entrar com a palavra-passe do facebook que tem acesso na mesma É muito simples e gratuito inscrever-se no Slideshare. Espero ter sido clara. Boa semana ;-)

      Eliminar
  5. Gostei muito desta ficha. Muito obrigada

    ResponderEliminar
  6. Não consigo imprimir. Como devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para imprimir, deve clicar no ícone do slideshare (in) e será direcionada para esse site. Aí, por baixo do documento, clica na palavra download, pedem-lhe para entrar com os dados do facebook e o documento é gravado para o seu computador. É mt fácil, mas, se não conseguir, deixe o seu email que eu envio-lhe a ficha. Lucinda..

      Eliminar
  7. Boa tarde!
    Em primeiro lugar, muito obrigada por disponibilizar estas fichas, que são muito úteis!
    Estive a resolver estes exercícios e surgiram-me algumas dúvidas que gostaria de esclarecer.
    - Questão 12 - Não percebi porque é que é uma anáfora e não uma catáfora
    - Questão 14 - Nas soluções diz-nos que está presente uma oração subordinada adverbial temporal, mas não deveria ser completiva? ("O falso D. Sebastião disse (...) para os seus membros ficarem expostos (...)." )
    - Questão 17 - Para ser vocativo não tem de estar isolado por vírgulas? Eu pensei em vocativo, mas quando vi que faltava uma vírgula alterei para sujeito. Estaria bem?
    Muito obrigada desde já!
    Aguardo resposta :)

    ResponderEliminar