textosintegrais@gmail.com


Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-) textosintegrais@gmail.com

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ficha sobre funções sintáticas- corrigida.


Ficha funções-sintáticas-3 from Lucinda Cunha

Correção: não consegui carregar a correção no Slideshare, por isso aqui vai:

NOTA: IGNOREM A FRASE "A ATRIZ AMERICANA TELEFONOU-TE." PORQUE O CONSTITUINTE SUBLINHADO DESEMPENHA A FUNÇÃO DE COMPLEMENTO DO NOME, OU SEJA, NÃO CONSTA NA FICHA, MAS COMO JÁ ESTAVA DESCARREGADA NO SLIDESHARE FICA NA MESMA ;-)
A Mónica chegou de Inglaterra ontem à noite.- CO
A Mónica chegou de Inglaterra ontem à noite.- MGV
Infelizmente, amanhã tenho um compromisso.- MF
Infelizmente, amanhã tenho um compromisso.- MGV
Infelizmente, amanhã tenho um compromisso.- CD
Infelizmente, amanhã tenho um compromisso.-PRED
O assaltante foi apanhado por um desconhecido.-CAP
O dono da empresa nomeou o Miguel seu adjunto.- PCD
Salvou-se um homem do naufrágio.-SUJ
Quem muito fala pouco acerta.-SUJ
Pedi-lhe o carro emprestado.-CI
Os meus filhos ficaram em casa desta vez.-P SUJ
As pessoas que menos têm são, por vezes, felizes.- MOD. RES.
Alda, sai da frente se faz favor!- VOC
Conheces o meu professor de História?- PRED.
Viste o noticiário das oito?- CD
As empresas, que faliram, estão em dificuldades.- MOD APOS
Os clientes aperceberam-se do erro.- CO
O observatório espacial foi contactado por ET’s.- CAP
Percebes, Pedro, o que eu quero dizer?- VOC
A turma elegeu o Rui delegado.- PCD
Honestamente, acho esse facto é impossível!- MF
Ele respondeu-me sinceramente.- MGV
AtribuÍ funções importantes ao meu secretário.CI
A canção que passou agora na rádio é da Pink.-MOD RES
O processo está no armário.- P SUJ
Os chineses deleitaram-se com o nosso vinho!CO
A Marta, que é irmã da Rita, está com gripe.MOD APOS
D. Sebastião, antigo rei de Portugal, desapareceu. MOD APOS
Ela é chata! P SUJ
Talvez não chegue a tempo do jogo. MF
Nem a Rute nem o Zé podem vir visitar-nos. SUJ
Os livros foram destruídos pela inundação. CAP

O Luís chegou da Itália às tantas da madrugada. MGV
Na semana passada nevou imenso. PRED
Decidi aceitar o teu conselho. CD
Sem dúvida, merecíamos ganhar o jogo. MF
O cão foi atropelado, mãe! VOC
Gosto muito de ti! CO

4 comentários:

  1. Bom dia!
    Parabéns pelo blogue. Tem ótimos materiais.

    Continue o bom trabalho,
    José Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :-)
      Agora ando sem tempo, mas no próximo ano letivo tenciono continuar a trabalhar neste blogue!

      Eliminar
  2. Boa tarde! Uma vez mais, muito obrigada por partilhar os seus excelentes materiais!

    ResponderEliminar