textosintegrais@gmail.com


Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-) textosintegrais@gmail.com

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ficha de trabalho sobre funções sintáticas para 7º ano- com correção


1.    Observa as frases e sublinha o grupo verbal de cada uma delas (6 pontos):
a.    O Miguel comprou uns sapatos.
b.    O meu pai e o meu tio escreveram uma carta de reclamação à DECO.
c.    Ela sorriu.

2.    Agora, sublinha o grupo nominal com valor de sujeito (6 pontos):
a.    O cão do meu vizinho ladrou toda a noite.
b.    Os ladrões e a polícia andaram aos tiros.
c.    A Anabela prefere sobremesas light.

3.    Reescreve as frases do exercício 2. substituindo o sujeito por um pronome pessoal (6 pontos):

4.    Numa das frases atrás apresentadas (no exercício 2.) existe, dentro do sujeito, um grupo preposicional. Transcreve-o (3 pontos):

5.    Agora repara nas frases que se seguem e sublinha o grupo nominal com função de complemento direto (12 pontos):

a.    A mãe da Maria leu-lhe uma bela história infantil.
b.    O médico informou o paciente do seu problema.
c.    Eu ouvi-o durante a noite.
d.   Lavei a roupa no tanque.

6.    Na frase que se segue, substitui o complemento direto por um pronome (6 pontos):
O médico informou o paciente do seu problema.

7.    Seguidamente, sublinha os complementos indiretos nas frases apresentadas (9 pontos):
a.    Contei-lhe o que me disse a Luciana.
b.    O Joel comprou um carro à mulher.
c.    A Marta leu uma história aos amigos.

8.    De entre os grupos preposicionais destacados, assinala com uma cruz aqueles que não desempenham a função de complemento indireto (6 pontos):
a.    A Micaela foi à feira de manhã.
b.    O Eduardo ofereceu um ramo de flores à mulher.
c.    A minha professora só vai a casa no fim-de-semana.
d.   O estudante cantou uma serenata à namorada.

9.    Assinala com um X a função sintática dos grupos sublinhados em cada frase (20 pontos):

Frases

Complemento direto

Complemento indireto

Complemento oblíquo
a. Eles já chegaram do cinema.
 
 
 
b. Vi o filme todo.
 
 
 
c. Concordo contigo.
 
 
 
d. O deputado leu a sua declaração.
 
 
 
e. A professora disse-lhes que não vinha.
 
 
 
f. O Filipe contou a verdade à mãe.
 
 
 
g. O astronauta aterrou na lua.
 
 
 
h. Eles já voltaram da caça.
 
 
 
i. O meu pai telefonou aos primos.
 
 
 
j. A criada serviu o jantar às 20 horas.
 
 
 


10.Agora, completa as frases com um complemento oblíquo (12 pontos):
a.    A Teresa foi ______________ requisitar uns livros.
b.    O homem veio ________________________.
c.    O presidente vive ____________________.
d.   Gostei muito ________________________.

11.Assinala os grupos nominais, preposicionais e verbais como no exemplo (14 pontos):
Exemplo: A Margarida leu o livro à irmã mais nova.
A Margarida: GN
leu o livro à irmã mais nova: GV
o livro: GN
à irmã mais nova: GP

a.    A Matilde passou a roupa.
b.    João ofereceu uma rosa à namorada.

BOM TRABALHO!
A professora: Lucinda Cunha



PROPOSTA DE CORREÇÃO
1. O Miguel comprou uns sapatos.
O meu pai e o meu tio escreveram uma carta de reclamação à DECO.
Ela sorriu.

2.O cão do meu vizinho ladrou toda a noite.
Os ladrões e a polícia andaram aos tiros.
A Anabela prefere sobremesas light.

3. Ele ladrou toda a noite.
Eles andaram aos tiros.
Ela prefere sobremesas light.

4. “do meu vizinho”

5. A mãe da Maria leu-lhe uma bela história infantil.
O médico informou o paciente do seu problema.
Eu ouvi-o durante a noite.
Lavei a roupa no tanque.

6. O médico informou-o do seu problema.

7. Contei-lhe o que me disse a Luciana.
O Joel comprou um carro à mulher.
A Marta leu uma história aos amigos.

8. A Micaela foi à feira de manhã.
A minha professora só vai a casa no fim-de-semana.

9.

Frases
CD
CI
CO
a. Eles já chegaram do cinema.
 
 
X
b. Vi o filme todo.
X
 
 
c. Concordo contigo.
 
 
X
d. O deputado leu a sua declaração.
X
 
 
e. A professora disse-lhes que não vinha.
 
X
 
f. O Filipe contou a verdade à mãe.
 
X
 
g. O astronauta aterrou na lua.
 
 
X
h. Eles já voltaram da caça.
 
 
X
i. O meu pai telefonou aos primos.
 
X
 
j. A criada serviu o jantar às 20 horas.
X
 
 

10. Resposta livre

11.

A Matilde- GN
 passou a roupa- GV
a roupa- GN
----------------
O João-GN
ofereceu uma rosa à namorada- GV
uma rosa- GN
à namorada- GP

2 comentários: