I
Compreensão do oral
Ouve atentamente o conto tradicional “A
noiva do corvo” de Teófilo
Braga. De seguida escolhe a alínea que completa corretamente cada uma das
afirmações (20 pontos):
1. Havia, numa terra, um corvo que queria casar. À
primeira rapariga que recusou o seu pedido, o corvo
a. prometeu vingar-se. ____
b. arrancou-lhe um pedaço do braço. ____
c. arrancou-lhe os olhos. ____
d. bicou-lhe as orelhas até sangrarem. ____
2. Com medo, uma rapariga aceitou casar-se com o corvo.
A vizinha aconselhou-a a
a. chamuscar-lhe as penas. ____
b. arrancar-lhe algumas penas quando adormecesse.____
c. deitar-lhe veneno na comida. ____
d. contratar um bandido para o matar.____
3. A vizinha achava que, assim,
a. o corvo não magoaria mais a esposa. ____
b. lhe quebraria o feitiço. ____
c. dessa maneira ficaria com a magia do corvo.____
d. o corvo morreria.____
4. Ao fazer o que a vizinha lhe aconselhou, a rapariga
a. ficou sem os olhos. ____
b. recebeu a magia do marido. ____
c. enfraqueceu o corvo. ____
d. dobrou o encantamento do corvo.___
5. O corvo pediu à mulher que chamasse os pássaros para
a. lhe darem as suas penas. ____
b. chorarem no seu funeral. ____
c. adorarem o seu rei. _____
d. o levarem até ao paraíso. ____
6. Logo de seguida, o corvo
a. morreu. ____
b. ficou transformado em pó. ____
c. bateu as asas e desapareceu. ____
d. foi levado pelo demónio. ____
7. Antes de desaparecer, o corvo disse à mulher que,
para o tornar a ver, teria de
a. dançar durante sete semanas. ____
b. romper uns sapatos de ferro. ____
c. fazer um pacto com o diabo. ____
d. mandar rezar uma missa pela sua alma. ____
8. Ao perguntar a um velho se tinha visto um pássaro,
aquele disse-lhe que
a. não tinha visto nenhum. ____
b. só tinha visto rolas e pombas. ____
c. naquela zona não havia pássaros. ____
d. vira muitos na fonte Madrepérola. ____
|
|
9.
Um corvo que encontrou disse-lhe para entrar numa casa ao pé de uma fonte e
para
a.
matar o velho que a guardava e quebrar as gaiolas que ele tinha.____
b.
procurar aí o seu marido. ____
c.
esperar aí o rei dos pássaros. ____
d. bater à
porta. _____
10.
Ao fazer o que o corvo mandou, a rapariga descobriu que o seu marido era
a.
um feiticeiro.
b.
um belo rapaz.
c.
o rei.
d. um
duende encantado. ____
II-
Leitura
1.
Analisa
o anúncio publicitário e identifica (5 pontos):
a)
a
entidade promotora;
b)
o
produto;
c)
o
slogan;
d)
o
público-alvo;
e)
o
tipo de publicidade.
2.
Lê
a banda desenhada e responde às questões com respostas completas e bem
estruturadas:
2.1.
Na
tua opinião, com quem estará a falar o Calvin? Justifica a tua resposta (4
pontos).
2.2.
Justifica
o tipo de letra usada no primeiro balão (3 pontos).
2.3.
Caracteriza
o Calvin, tendo por base a situação presenciada nesta banda desenhada (10
pontos)?
3.
Completa
as frases relacionadas com a obra Mar me quer (4 pontos):
a)
A
obra Mar me quer foi escrita por
______________________________.
b)
O
protagonista da história é também o seu_____________________.
c)
O
protagonista chama-se _________________________.
d)
A
mãe de D. Luarmina meteu-a num colégio de freiras por ela ser muito
___________________ .
e)
Fisicamente,
Luarmina era muito ______________________.
f)
O
pai do narrador, Agualberto, ganhava a vida a ________________________________.
g)
Agualberto
disse ao filho que ele morreria ______________________________________.
h)
No
fim, D. Luarmina desvenda o seu segredo ao vizinho, isto é,
________________________.
III- Gramática
1.
Identifica
os advérbios presentes nos enunciados que se seguem (3 pontos):
a)
Calvin,
fizeste os deveres, certamente!
b)
Sim,
senhora professora, fi-los todos ontem, antes do jantar.
c)
Gostei
muito de ouvir essa notícia tão boa!
2.
Divide
e classifica as orações presentes nas frases que se seguem (6 pontos):
a)
Como
não sabe do casaco, o Calvin está chateado.
b)
Quando
encontrar o casaco, vai ficar aliviado.
c)
Se
não encontrar o seu casaco preferido, o Calvin terá de usar outro.
3.
Identifica
os processos de formação das palavras presentes no quadro (coloca um X no
espaço correspondente ao processo em causa) (5 pontos):
Palavras
|
Processos de formação
das palavras
|
||||
Derivação
|
Composição
|
||||
Prefixação
|
Sufixação
|
Parassíntese
|
Morfológica
|
Morfossintática
|
|
estrela-do-mar
|
|
|
|
|
|
cedinho
|
|
|
|
|
|
contentamento
|
|
|
|
|
|
encurtar
|
|
|
|
|
|
guarda-civil
|
|
|
|
|
|
automóvel
|
|
|
|
|
|
lusodescendente
|
|
|
|
|
|
peixe-espada
|
|
|
|
|
|
apadrinhar
|
|
|
|
|
|
imoral
|
|
|
|
|
|
4.
Identifica
o vocativo nas frases que se seguem (2 pontos):
a)
Mãe,
onde está o meu casaco?
b)
O
casaco, Calvin, está no armário.
c)
Chega
aqui, filho!
d)
Mas
que chatice, Miguel…
5.
Indica
se as frases que se seguem estão na voz ativa ou na passiva (2 pontos):
a)
O
Calvin procura o casaco todas as manhãs.
b)
O
Calvin ama o seu tigre.
c)
O
casaco foi comprado no centro comercial.
d)
A
mãe do Calvin será operada pelos médicos.
5.1.
Em
qual destas frases está explícito o complemento agente da passiva (1 ponto)?
5.2.
Transforma
as frases que estão na voz ativa e coloca-as na passiva e vice-versa (4 pontos).
IV- Produção escrita (o cartoon não é o mesmo, mas a ideia é similar)
1. Escreve um texto de opinião, de 100 a
150 palavras, onde comentes o cartoon,
apresentes o teu ponto de vista sobre a mensagem que o cartoonista pretendeu
transmitir e reflitas sobre o papel que cada um de nós terá de desempenhar na
poupança da água (27 pontos).
Proposta de correção:
Grupo
I-1.c; 2.a; 3.b; 4.d; 5.a; 6.c; 7.b; 8.d; 9.a; 10.c
A Noiva do Corvo
Havia numa terra uma mulher, que tinha em sua
companhia um corvo. Defronte dela moravam três raparigas muito lindas. Como o
corvo queria casar, mandou falar à mais velha; respondeu-lhe que não, e o
corvo, raivoso, arrancou-lhe os olhos. Sucedeu o mesmo com a segunda, até que a
terceira sempre se sujeitou a casar com o corvo.
Tempos depois de já viverem na sua casa, a rapariga
falou a uma vizinha no seu desgosto de estar casada com um corvo; a vizinha
aconselhou-lhe que lhe chamuscasse as penas, porque podia ser obra de
encantamento, e assim se quebraria. Quando à noite se foram os dois deitar, a
rapariga chegou a candeia às penas do corvo; ele acordou logo, dando um grande
berro:
- Ai, que me dobraste o encantamento! Se me queres
salvar, vai pôr-te àquela janela, e todos os pássaros que vires, chama-os e
pede-lhes assim: «Venham, passarinhos, venham despir-se para vestir el-rei que
está nu.» De facto os passarinhos começaram a vir poisar na janela, e cada um
deixava cair uma pena com que o corvo se foi cobrindo. Depois que ficou outra
vez emplumado, o corvo bateu as asas e desapareceu, dizendo para a mulher:
«Agora se me quiseres tornar a ver sapatos de ferro hás-de romper.»
A pobre rapariga ficou sozinha toda aquela noite, e
logo que amanheceu foi comprar uns sapatos de ferro e meteu-se a correr o
mundo. Tinha os sapatos quase estragados de andar, quando encontrou um velho e
lhe perguntou se não tinha visto um pássaro. O velho respondeu:
- Eu venho da fonte da Madrepérola, onde estavam
bastantes.
Ela continuou o seu caminho, e antes de chegar à
fonte ali encontrou um corvo que lhe disse:
_ Olha, se quiseres salvar o rei, vai à fonte, onde
estará uma lavadeira a lavar um vestido de penas, tira-lho e lava-o tu. Ao pé
da fonte está uma casa, e um velho que a guarda; entra aí, mata o velho para
poderes quebrar todas as gaiolas e dar a liberdade aos pássaros que ele tem lá
presos.
A rapariga chegou à fonte, e fez como o corvo lhe
tinha dito: lavou o vestido de penas, e depois entrou na casa onde estava o
velho, fingiu que via vir pelo mar uma linda embarcação; o velho chegou-se à
janela e a rapariga pegou-lhe pelas pernas e deitou-o ao mar. Depois quebrou
todas as gaiolas e os pássaros em liberdade tornaram-se príncipes que estavam
encantados, e entre eles estava o seu marido, que era o rei e lhes pôs
obrigação de a servirem toda a vida.
Grupo II
1. a. Brahma
b.
cerveja (sem álcool)
c.
Se for dirigir não beba. Se beber, beba Brahma.
d.
população adulta
e.
comercial
2.
2.1.
Muito provavelmente, o Calvin estará a falar com a mãe, já que é ela que
costuma saber onde está tudo em casa.
2.2. No primeiro balão, a letra é
maior e está mais carregada para traduzir a fala em voz alta.
2.3. Percebe-se, pela situação
presenciada, que o Calvin é um menino resmungão, desorganizado e que não assume
as suas falhas, já que a obrigação de arrumar o casaco era apenas sua.
2.4. Na quarta vinheta, o Calvin
mostra-se muito aborrecido por ir encontrar o casaco no armário que, pelos
vistos, era o sítio mais improvável onde deveria estar.
2.5. a) balão de fala coletiva; b)
balão de fala; c) balão de pensamento; d) balão de voz alta; e) balão de
injúrias ou palavrões
3.
Mia Couto; narrador; Zeca Perpétuo; bonita; gorda; abençoar os anzóis;
afogado nos lençóis; ela era a amante do pai que caiu ao mar.
Grupo III
1. a) certamente; b) Sim, ontem,
antes; c) muito, tão
2.
a) Como não sabe do casaco- oração
subordinada adverbial causal
o Calvin está chateado.- oração
subordinante
b) Quando encontrar o casaco- oração
subordinada adverbial temporal
vai ficar aliviado.- oração
subordinante
c) Se não encontrar o seu casaco
preferido- oração subordinada adverbial condicional
o Calvin terá de usar outro.- oração
subordinante
3.
estrela-do-mar, guarda civil, peixe-espada- composição morfossintática
cedinho,
contentamento- sufixação
encurtar,
apadrinhar- parassíntese
automóvel,
lusodescendente- composição morfológica
imoral-
prefixação
4.
Mãe, onde está o meu casaco?
O
casaco, Calvin, está no armário.
Chega
aqui, filho!
Mas
que chatice, Miguel…
5.
a) O Calvin procura o casaco todas as
manhãs. (ativa)
b) O Calvin ama o seu tigre. (ativa)
c) O casaco foi comprado no centro
comercial. (passiva)
d) A mãe do Calvin será operada pelos
médicos. (passiva)
5.1.
d
5.2.
Todas as manhãs, o casaco é procurado pelo Calvin.
O
tigre é amado pelo Calvin.
Compraram
o casaco no centro comercial.
Os
médicos operarão a mãe do Calvin
Grupo
IV- Resposta aberta
Sem comentários:
Enviar um comentário