I
Compreensão do oral
1.
Ouve
o poema que o/a teu/tua professor(a) vai ler e, de seguida, assinala as
afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com o poema (20
pontos):
a.
Havia
muita comida a bordo da nau Catrineta.
b.
O
capitão sorteou quem havia de morrer.
c.
O
capitão ordenou ao marujinho que subisse ao mastro.
d.
O
marujinho viu três meninas a brincar num laranjal.
e.
As
meninas eram filhas do marujinho.
f.
O
capitão ficou feliz com o que o marujinho viu.
g.
O
capitão prometeu ao gajeiro a filha mais formosa.
h.
O
gajeiro aceitou as propostas do capitão.
i.
O
capitão percebeu que o gajeiro era o demónio que o estava a tentar.
j.
A
nau Catrineta naufragou com a morte do capitão.
II- Leitura
1.
Analisa
o anúncio publicitário e identifica (5 pontos):
a)
a
entidade promotora;
b)
o
produto;
c)
o
slogan;
d)
o
público-alvo;
e)
o
tipo de publicidade.
2.
Lê
a banda desenhada da “Mafalda” (da
autoria de Quino) e responde às questões com respostas completas e bem
estruturadas:
2.1.
Mafalda
faz projetos para o futuro. Transcreve a expressão textual que justifica esta
afirmação (2 pontos).
2.2.
Qual
é o objetivo de Mafalda ao imaginar a sua futura profissão (3 pontos)?
2.3.
Por
que motivo terá a Mafalda de estudar várias línguas (3 pontos)?
2.4.
Explica
o estado de espírito da personagem na quarta vinheta (3 pontos).
2.5.
Por
que será que Mafalda põe a hipótese de praticar judo (3 pontos)?
2.6.
Identifica
o tipo de balão predominante nesta banda desenhada e justifica o seu uso pelo
autor (3 pontos).
2.7.
Que
significam os símbolos presentes na quarta vinheta e o motivo de as letras
estarem mais carregadas (3 pontos)?
2.8.
Completa
as frases (1,5 pontos):
a)
A
um quadrado de uma banda desenhada chamamos ________________.
b)
Uma
“linha” de banda desenhada chama-se __________________.
c)
Uma
________________ é uma página de banda desenhada.
3.
Completa
as frases relacionadas com a obra Mar me
quer (3,5 pontos):
a)
A
obra Mar me quer foi escrita por
______________________________.
b)
O
escritor é de nacionalidade ___________________________.
c)
O
protagonista da história é também o _____________________.
d)
O
protagonista chama-se _________________________.
e)
A
personagem principal é apaixonada por D. Luarmina, que é sua
_____________________ .
f)
Fisicamente,
Luarmina era muito ______________________.
g)
Antes
de se reformar, o protagonista era ________________________.
III- Gramática
1.
Identifica
os advérbios presentes nos enunciados que se seguem (3 pontos):
a)
Primeiro
a Mafalda vai estudar línguas e depois judo.
b)
Amanhã
o mundo estará em perigo.
c)
Infelizmente,
os Homens não se entenderão nunca.
2.
Divide
e classifica as orações presentes nas frases que se seguem (6 pontos):
a)
Mafalda
é especial porque é muito inteligente para a sua idade.
b)
Embora
a publicidade seja cara, vemo-la por todo o lado.
c)
A
banda desenhada de Quino é tão conhecida que está traduzida em várias línguas.
3.
Identifica
os processos de formação das palavras presentes no quadro (coloca um X no
espaço correspondente ao processo em causa) (5 pontos):
Palavras
|
Processos de formação das palavras
|
||||
Derivação
|
Composição
|
||||
Prefixação
|
Sufixação
|
Parassíntese
|
Morfológica
|
Morfossintática
|
|
empalidecer
|
|
|
|
|
|
casarão
|
|
|
|
|
|
infeliz
|
|
|
|
|
|
discoteca
|
|
|
|
|
|
descontente
|
|
|
|
|
|
embaratecer
|
|
|
|
|
|
couve-flor
|
|
|
|
|
|
felizmente
|
|
|
|
|
|
sociopata
|
|
|
|
|
|
abóbora-menina
|
|
|
|
|
|
4.
Redige
duas frases onde uses, em cada uma delas, um sujeito simples e um vocativo (2
pontos).
5.
Indica
se as frases que se seguem estão na voz ativa ou na passiva (2 pontos):
a)
A
DECO auxilia diariamente os consumidores.
b)
A
publicidade foi inventada pelos gregos, segundo alguns especialistas.
c)
As
campanhas publicitárias serão controladas cada vez mais.
d)
Os
gregos promoviam as suas filosofias.
5.1.
Em
qual destas frases está explícito o complemento agente da passiva (1 ponto)?
5.2.
Transforma
as frases que estão na voz ativa e coloca-as na passiva e vice-versa (4 pontos).
IV- Produção escrita
1. Escreve um texto de opinião, de 100 a
150 palavras, onde comentes o cartoon
e apresentes o teu ponto de vista sobre a mensagem que o cartoonista pretendeu
transmitir (27 pontos).
BOM TRABALHO!!
Lucinda Cunha
----------------------
PROPOSTA
DE CORREÇÃO (Grupo I e grupo II, questão nº 1, retiradas do livro Conto Contigo
8 (da Areal Editores, “Avaliação, Recursos”):
Grupo
I (pp.67-8)- F,F,V,F,F,V,V,F,V,F
NAU CATRINETA
Lá vem a Nau Catrineta
Que tem muito que contar!
Ouvide agora, senhores,
Uma história de pasmar.
Que tem muito que contar!
Ouvide agora, senhores,
Uma história de pasmar.
Passava mais de ano e dia
Que iam na volta do mar,
Já não tinham que comer,
Já não tinham que manjar.
Que iam na volta do mar,
Já não tinham que comer,
Já não tinham que manjar.
Deitaram sola de molho
Para o outro dia jantar;
Mas a sola era tão rija,
Que a não puderam tragar.
Para o outro dia jantar;
Mas a sola era tão rija,
Que a não puderam tragar.
Deitaram sortes à ventura
Qual se havia de matar;
Logo foi cair a sorte
No capitão general.
Qual se havia de matar;
Logo foi cair a sorte
No capitão general.
- “Sobe, sobe, marujinho,
Àquele mastro real,
Vê se vês terras de Espanha,
As praias de Portugal!”
Vê se vês terras de Espanha,
As praias de Portugal!”
- “Não vejo terras de Espanha,
Nem praias de Portugal;
Vejo sete espadas nuas
Que estão para te matar.”
Nem praias de Portugal;
Vejo sete espadas nuas
Que estão para te matar.”
- “Acima, acima, gageiro,
Acima ao tope real!
Olha se enxergas Espanha,
Areias de Portugal!”
Acima ao tope real!
Olha se enxergas Espanha,
Areias de Portugal!”
- “Alvíssaras, capitão,
Meu capitão general!
Já vejo terras de Espanha,
Areias de Portugal!”
Mais enxergo três meninas,
Debaixo de um laranjal: Uma sentada a coser,
Outra na roca a fiar,
A mais formosa de todas
Está no meio a chorar.”
Meu capitão general!
Já vejo terras de Espanha,
Areias de Portugal!”
Mais enxergo três meninas,
Debaixo de um laranjal: Uma sentada a coser,
Outra na roca a fiar,
A mais formosa de todas
Está no meio a chorar.”
- “Todas três são minhas filhas,
Oh! quem mas dera abraçar!
A mais formosa de todas
Contigo a hei-de casar.”
Oh! quem mas dera abraçar!
A mais formosa de todas
Contigo a hei-de casar.”
- “A vossa filha não quero,
Que vos custou a criar.”
Que vos custou a criar.”
- “Dar-te-ei tanto dinheiro
Que o não possas contar.”
Que o não possas contar.”
- “Não quero o vosso dinheiro
Pois vos custou a ganhar.”
Pois vos custou a ganhar.”
- “Dou-te o meu cavalo branco,
Que nunca houve outro igual.”
Que nunca houve outro igual.”
- “Guardai o vosso cavalo,
Que vos custou a ensinar.”
Que vos custou a ensinar.”
- “Dar-te-ei a Catrineta,
Para nela navegar.”
Para nela navegar.”
- “Não quero a Nau Catrineta,
Que a não sei governar.”
Que a não sei governar.”
- “Que queres tu, meu gageiro,
Que alvíssaras te hei-de dar?”
Que alvíssaras te hei-de dar?”
- “Capitão, quero a tua alma,
Para comigo a levar!”
Para comigo a levar!”
- “Renego de ti, demónio,
Que me estavas a tentar!
A minha alma é só de Deus;
O corpo dou eu ao mar.”
Que me estavas a tentar!
A minha alma é só de Deus;
O corpo dou eu ao mar.”
Tomou-o um anjo nos braços,
Não no deixou afogar.
Deu um estouro o demónio,
Acalmaram vento e mar;
Não no deixou afogar.
Deu um estouro o demónio,
Acalmaram vento e mar;
E à noite a Nau Catrineta
Estava em terra a varar.
Estava em terra a varar.
(Almeida Garrett, Romanceiro)
Grupo
II( p. 7)- 1. A)DECO; b) publicidade alimentar; c) Basta! Queremos marketing
alimentar mais responsável!; d) agências de publicidade e população adulta; e)
publicidade institucional/ não comercial.
2.1.
“Quando eu crescer vou ser intérprete da ONU.”
2.2.
Com essa profissão, Mafalda pretende ajudar os representantes dos países a
dialogar entre si e a entender-se.
2.3.
A Mafalda terá de estudar várias línguas para poder traduzir o que os
intervenientes disserem nas discussões e reuniões.
2.4.
Na quarta vinheta percebe-se que a Mafalda se sente frustrada, impotente e
preocupada por não conseguir fazer com que os representantes dos Estados Unidos
e da URSS se entendam.
2.5.
A Mafalda põe esta hipótese por prever que alguns encontros irão terminar em
violência, não apenas verbal, mas também física.
2.6.
O balão predominante nesta B.D. é o balão de pensamento, visto que a Mafalda
está comodamente deitada no seu sofá, sozinha, a refletir sobre o seu futuro.
2.7.
Nesta vinheta, os símbolos que surgem no balão traduzem os palavrões que a
personagem está a dirigir ao representante da URSS e as letras estão mais
carregadas para indicar que se trata de fala em voz alta.
2.8-
vinheta, tira, prancha.
3.
Mia Couto; moçambicana; narrador; Zeca Perpétuo; vizinha; gorda; pescador.
GrupoIII
1.
a) Primeiro; depois
b)
Amanhã
c)
Infelizmente; não; nunca
2.
a) Mafalda
é especial- oração subordinante
porque é
muito inteligente para a sua idade.- oração subordinada adverbial causal
b)Embora a
publicidade seja cara- oração subordinada adverbial concessiva
vemo-la
por todo o lado.- oração subordinante
c)A banda
desenhada de Quino é tão conhecida- oração subordinante
que está
traduzida em várias línguas.- oração subordinada adverbial consecutiva
3.
empalidecer-
parassíntese
|
casarão-
sufixação
|
Infeliz-
prefixação
|
discoteca-
composição morfológica
|
descontente-
prefixação
|
embaratecer- parassíntese
|
couve-flor-
composição morfossintática
|
felizmente-
sufixação
|
sociopata- composição morfológica
|
abóbora-menina- composição morfossintática
|
4. Exemplo: Mafalda, a tua mãe chamou-te.
O Paulo
telefonou, Maria.
5. a) e
d)- Ativa; b) e c)- Passiva
5.1. b
5.2. Os
consumidores são auxiliados, diariamente, pela DECO..
Segundo
alguns especialistas, os gregos inventaram a publicidade.
Controlarão,
cada vez mais, as campanhas publicitárias.
As
filosofias eram promovidas pelos gregos.
Grupo IV-
Resposta aberta
Parabéns este blog ajudou-me muito com estes materiais que foram dispostos, assim arranjei mais uma maneira de estudar.
ResponderEliminarEsse é um dos objetivos deste blogue: estimular a autonomia dos alunos. Continua a trabalhar e bom ano letivo!!!
ResponderEliminarPerguntas bem feitas, material apelativo, inteligente e adequado à faixa etária. Obrigada por partilhar. Bom ano letivo!
ResponderEliminarMuito obrigada pelas suas palavras;-) volte sempre!
Eliminar