Email


Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Teste de 8º ano


I

Compreensão do oral

 

1.    Ouve o poema que o/a teu/tua professor(a) vai ler e, de seguida, assinala as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com o poema (20 pontos):

 

a.    Havia muita comida a bordo da nau Catrineta.

b.    O capitão sorteou quem havia de morrer.

c.    O capitão ordenou ao marujinho que subisse ao mastro.

d.    O marujinho viu três meninas a brincar num laranjal.

e.    As meninas eram filhas do marujinho.

f.     O capitão ficou feliz com o que o marujinho viu.

g.    O capitão prometeu ao gajeiro a filha mais formosa.

h.    O gajeiro aceitou as propostas do capitão.

i.      O capitão percebeu que o gajeiro era o demónio que o estava a tentar.

j.      A nau Catrineta naufragou com a morte do capitão.
 
 

II- Leitura

 

1.    Analisa o anúncio publicitário e identifica (5 pontos):

 

a)    a entidade promotora;

b)    o produto;

c)    o slogan;

d)    o público-alvo;

e)    o tipo de publicidade.

2.    Lê a banda desenhada da “Mafalda” (da autoria de Quino) e responde às questões com respostas completas e bem estruturadas:
 
 
 
 
 
2.1.        Mafalda faz projetos para o futuro. Transcreve a expressão textual que justifica esta afirmação (2 pontos).
 
2.2.        Qual é o objetivo de Mafalda ao imaginar a sua futura profissão (3 pontos)?
 
2.3.        Por que motivo terá a Mafalda de estudar várias línguas (3 pontos)?
 
2.4.        Explica o estado de espírito da personagem na quarta vinheta (3 pontos).
 
2.5.        Por que será que Mafalda põe a hipótese de praticar judo (3 pontos)?
 
2.6.        Identifica o tipo de balão predominante nesta banda desenhada e justifica o seu uso pelo autor  (3 pontos).
 
2.7.        Que significam os símbolos presentes na quarta vinheta e o motivo de as letras estarem mais carregadas (3 pontos)?
 
2.8.        Completa as frases (1,5 pontos):
a)    A um quadrado de uma banda desenhada chamamos ________________.
b)    Uma “linha” de banda desenhada chama-se __________________.
c)    Uma ________________ é uma página de banda desenhada.
3.    Completa as frases relacionadas com a obra Mar me quer (3,5 pontos):
a)    A obra Mar me quer foi escrita por ______________________________.
b)    O escritor é de nacionalidade ___________________________.
c)    O protagonista da história é também o _____________________.
d)    O protagonista chama-se _________________________.
e)    A personagem principal é apaixonada por D. Luarmina, que é sua _____________________ .
f)     Fisicamente, Luarmina era muito ______________________.
g)    Antes de se reformar, o protagonista era ________________________.
III- Gramática 
1.    Identifica os advérbios presentes nos enunciados que se seguem (3 pontos):
 
a)    Primeiro a Mafalda vai estudar línguas e depois judo.
b)    Amanhã o mundo estará em perigo.
c)    Infelizmente, os Homens não se entenderão nunca.
 
2.    Divide e classifica as orações presentes nas frases que se seguem (6 pontos):
 
a)    Mafalda é especial porque é muito inteligente para a sua idade.
b)    Embora a publicidade seja cara, vemo-la por todo o lado.
c)    A banda desenhada de Quino é tão conhecida que está traduzida em várias línguas.
 
3.    Identifica os processos de formação das palavras presentes no quadro (coloca um X no espaço correspondente ao processo em causa) (5 pontos):

 

Palavras

Processos de formação das palavras

Derivação

Composição

Prefixação

Sufixação

Parassíntese

Morfológica

Morfossintática

empalidecer

 

 

 

 

 

casarão

 

 

 

 

 

infeliz

 

 

 

 

 

discoteca

 

 

 

 

 

descontente

 

 

 

 

 

embaratecer

 

 

 

 

 

couve-flor

 

 

 

 

 

felizmente

 

 

 

 

 

sociopata

 

 

 

 

 

abóbora-menina

 

 

 

 

 
 
 
 
4.    Redige duas frases onde uses, em cada uma delas, um sujeito simples e um vocativo (2 pontos).
 
5.    Indica se as frases que se seguem estão na voz ativa ou na passiva (2 pontos):
 
a)    A DECO auxilia diariamente os consumidores.
b)    A publicidade foi inventada pelos gregos, segundo alguns especialistas.
c)    As campanhas publicitárias serão controladas cada vez mais.
d)    Os gregos promoviam as suas filosofias.
 
5.1.        Em qual destas frases está explícito o complemento agente da passiva (1 ponto)?
 
5.2.        Transforma as frases que estão na voz ativa e coloca-as na passiva e vice-versa (4 pontos).
 
IV- Produção escrita
 
1.    Escreve um texto de opinião, de 100 a 150 palavras, onde comentes o cartoon e apresentes o teu ponto de vista sobre a mensagem que o cartoonista pretendeu transmitir (27 pontos).
 
BOM TRABALHO!!
Lucinda Cunha
----------------------
PROPOSTA DE CORREÇÃO (Grupo I e grupo II, questão nº 1, retiradas do livro Conto Contigo 8 (da Areal Editores, “Avaliação, Recursos”):
Grupo I (pp.67-8)- F,F,V,F,F,V,V,F,V,F
NAU CATRINETA
Lá vem a Nau Catrineta
Que tem muito que contar!
Ouvide agora, senhores,
Uma história de pasmar.
Passava mais de ano e dia
Que iam na volta do mar,
Já não tinham que comer,
Já não tinham que manjar.
Deitaram sola de molho
Para o outro dia jantar;
Mas a sola era tão rija,
Que a não puderam tragar.
Deitaram sortes à ventura
Qual se havia de matar;
Logo foi cair a sorte
No capitão general.
- “Sobe, sobe, marujinho, Àquele mastro real,
Vê se vês terras de Espanha,
As praias de Portugal!”
- “Não vejo terras de Espanha,
Nem praias de Portugal;
Vejo sete espadas nuas
Que estão para te matar.”
- “Acima, acima, gageiro,
Acima ao tope real!
Olha se enxergas Espanha,
Areias de Portugal!”
- “Alvíssaras, capitão,
Meu capitão general!
Já vejo terras de Espanha,
Areias de Portugal!”
Mais enxergo três meninas,
Debaixo de um laranjal:
Uma sentada a coser,
Outra na roca a fiar,
A mais formosa de todas
Está no meio a chorar.”
- “Todas três são minhas filhas,
Oh! quem mas dera abraçar!
A mais formosa de todas
Contigo a hei-de casar.”
- “A vossa filha não quero,
Que vos custou a criar.”
- “Dar-te-ei tanto dinheiro
Que o não possas contar.”
- “Não quero o vosso dinheiro
Pois vos custou a ganhar.”
- “Dou-te o meu cavalo branco,
Que nunca houve outro igual.”
- “Guardai o vosso cavalo,
Que vos custou a ensinar.”
- “Dar-te-ei a Catrineta,
Para nela navegar.”
- “Não quero a Nau Catrineta,
Que a não sei governar.”
- “Que queres tu, meu gageiro,
Que alvíssaras te hei-de dar?”
- “Capitão, quero a tua alma,
Para comigo a levar!”
- “Renego de ti, demónio,
Que me estavas a tentar!
A minha alma é só de Deus;
O corpo dou eu ao mar.”
Tomou-o um anjo nos braços,
Não no deixou afogar.
Deu um estouro o demónio,
Acalmaram vento e mar;
E à noite a Nau Catrineta
Estava em terra a varar.
(Almeida Garrett, Romanceiro)
 
Grupo II( p. 7)- 1. A)DECO; b) publicidade alimentar; c) Basta! Queremos marketing alimentar mais responsável!; d) agências de publicidade e população adulta; e) publicidade institucional/ não comercial.
2.1. “Quando eu crescer vou ser intérprete da ONU.”
2.2. Com essa profissão, Mafalda pretende ajudar os representantes dos países a dialogar entre si e a entender-se.
2.3. A Mafalda terá de estudar várias línguas para poder traduzir o que os intervenientes disserem nas discussões e reuniões.
2.4. Na quarta vinheta percebe-se que a Mafalda se sente frustrada, impotente e preocupada por não conseguir fazer com que os representantes dos Estados Unidos e da URSS se entendam.
2.5. A Mafalda põe esta hipótese por prever que alguns encontros irão terminar em violência, não apenas verbal, mas também física.
2.6. O balão predominante nesta B.D. é o balão de pensamento, visto que a Mafalda está comodamente deitada no seu sofá, sozinha, a refletir sobre o seu futuro.
2.7. Nesta vinheta, os símbolos que surgem no balão traduzem os palavrões que a personagem está a dirigir ao representante da URSS e as letras estão mais carregadas para indicar que se trata de fala em voz alta.
2.8- vinheta, tira, prancha.
3. Mia Couto; moçambicana; narrador; Zeca Perpétuo; vizinha; gorda; pescador.
GrupoIII
1. a) Primeiro; depois
b) Amanhã
c) Infelizmente; não; nunca
2.
a) Mafalda é especial- oração subordinante
porque é muito inteligente para a sua idade.- oração subordinada adverbial causal
b)Embora a publicidade seja cara- oração subordinada adverbial concessiva
vemo-la por todo o lado.- oração subordinante
c)A banda desenhada de Quino é tão conhecida- oração subordinante
que está traduzida em várias línguas.- oração subordinada adverbial consecutiva
3.

empalidecer- parassíntese

casarão- sufixação

Infeliz- prefixação

discoteca- composição morfológica

descontente- prefixação

embaratecer-  parassíntese

couve-flor- composição morfossintática

felizmente- sufixação

sociopata-  composição morfológica

abóbora-menina-  composição morfossintática
 
 
 
 
 
 

















4. Exemplo: Mafalda, a tua mãe chamou-te.
O Paulo telefonou, Maria.
5. a) e d)- Ativa; b) e c)- Passiva
5.1. b
5.2. Os consumidores são auxiliados, diariamente, pela DECO..
Segundo alguns especialistas, os gregos inventaram a publicidade.
Controlarão, cada vez mais, as campanhas publicitárias.
As filosofias eram promovidas pelos gregos.
Grupo IV- Resposta aberta
 

4 comentários:

  1. Parabéns este blog ajudou-me muito com estes materiais que foram dispostos, assim arranjei mais uma maneira de estudar.

    ResponderEliminar
  2. Esse é um dos objetivos deste blogue: estimular a autonomia dos alunos. Continua a trabalhar e bom ano letivo!!!

    ResponderEliminar
  3. Perguntas bem feitas, material apelativo, inteligente e adequado à faixa etária. Obrigada por partilhar. Bom ano letivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas suas palavras;-) volte sempre!

      Eliminar