Email


Sei que há muita gente que consulta este blogue e utiliza os materiais aqui publicados, mas poucos deixam comentários e eu gostava mesmo de saber a vossa opinião... :-)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ficha de leitura de MAR ME QUER, de Mia Couto


 

1.    Zeca, apesar de gostar de viver “só o presente” e de não gostar de “recordar o passado”, a pedido de Dona Luarmina, vai desfiando memórias e saudades de momentos da sua vida.

1.1.        Quem era D. Luarmina?

1.2.        O que representa D. Luarmina para Zeca?

1.3.        Porque é que a sua mãe atentou contra a sua integridade física?

1.4.        Que profissão era exercida por ela?

1.5.        Qual a importância desta mulher nos últimos momentos da sua vida? 

2.    Qual é a origem do título da obra? Associa o título da obra à capa.
 
3.    Uma das memórias bem presentes na vida de Zeca é a do seu avô Celestiano. Demonstra como é que essa presença se concretiza em Mar me quer. 

4.    Mia Couto brinca com o som das palavras e com os seus significados, criando novas formas como “golfinhar” ou “varandear”. Que significam estes verbos?

5.    Relembra o episódio que Zeca contou a D. Luarmina envolvendo a sua esposa.

6.    No final da obra, Luarmina conta a Zeca o seu maior segredo. Qual era?

 
7.    Observa o cartaz que anuncia a representação de uma peça de teatro baseada em Mar me quer de Mia Couto. Descreve-o e associa-o à obra que leste.


BOM TRABALHO!

A PROFESSORA: Lucinda Cunha

 
Proposta de correção (ficha baseada no guião de leitura do manual Conto contigo 7, da Areal, muito adaptada):

1.1.        D. Luarmina era vizinha de Zeca.

1.2.        Ela surge na vida de Zeca quando este já estava reformado da sua profissão, mas não dos seus sentimentos enquanto homem. Zeca está apaixonado por D. Luarmina e isso permite-lhe continuar a sonhar.

1.3.        A mãe tentou cortar-lhe a cara para dissuadir os inúmeros pretendentes que não saíam da sua porta.

1.4.        Ela era costureira.

1.5.        D. Luarmina, no momento da morte de Zeca, traz-lhe a serenidade de espírito de que ele precisava para morrer tranquilo.

2.    Na capa vê-se D. Luarmina a desfolhar flores, enchendo o chão de pétalas de várias cores. O título da obra, Mar me quer, vem do “cantochão” que ela dizia quando as desfolhava.

3.    O avô de Zeca é uma presença constante na sua vida, uma vez que este está permanentemente a recorrer às suas palavras e ensinamentos. Os ditos e pensamentos do avô Celestiano são concretizados na obra através de paratextos, assim como inseridos e/ou recordados no discurso das personagens.

4.    O verbo “golfinhar” significará nadar com facilidade, como se fosse um golfinho, enquanto “varandear” quer dizer permanecer na varanda, sem ter muito que fazer, a apreciar a paisagem.

5.    Zeca conta à vizinha que a sua esposa, Henriquinha, saía todos os domingos, vestida de preto, para ir à missa. Mas, um dia, alguém lhe contou que, na realidade, a sua mulher se dirigia ao cimo da Duna Vermelha para se despir em público. Zeca decidiu trocar o calendário para a fazer pensar que era domingo e repetir o ritual. Seguiu-a escondido e quando a viu despida, enlouquecido, empurrou-a do barranco, mas o seu corpo nunca apareceu. No momento da queda, o único som que ouviu foi o grito de uma gaivota.

6.    Luarmina conta a Zeca que era ela a amante do seu pai, que caíra ao mar e nunca mais aparecera.

7.    No cartaz vemos um pescador, com uma cana, e uma mulher no fundo do mar, a apanhar um coração que está no anzol, numa clara alusão a Agualberto e ao hábito deste atirar presentes à sua amada, que desaparecera no mar.


11 comentários:

  1. Obrigado! Foi muito útil para estudar para uma ficha que vou ter!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado. Também vou ter uma ficha de verificação de leitura sobre esta obra e ajudou-me muito :-)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha. É difícil encontrar exercícios com qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Sabe sempre bem saber que reconhecem o nosso trabalho! Boa semana! ;-)

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar