I
Compreensão
do oral
Ouve atentamente o conto, “Sirva-se,
minha túnica”. De seguida escolhe a alínea que completa corretamente
cada uma das afirmações (10 pontos):
1. Afanti é um herói famoso
a. entre o povo uigur. ___
b. na região de Xinjiang. ___
c. em toda a China. ___
d. em toda a Ásia. ___
2. Afanti apresenta-se
a. com a barba comprida e um barrete, montado num burro
magro. ___
b. com a barba branca da idade e montado num burro
velho. ___
c. com a barba suja e um barrete, montado num burro
magro. ___
d. com a barba comprida e um barrete, montado num burro
velho. ___
3. O objetivo de Afanti é
a. viajar e conhecer pessoas. ___
b. ridicularizar e criticar os grandes senhores. ___
c. conquistar o apoio dos grandes senhores. ___
d. rir-se e aproveitar-se dos grandes senhores. ___
4. Um dia, Afanti foi a uma festa
vestindo
a. uma túnica rota. ___
b. uma túnica emprestada e velha. ___
c. uma túnica em mau estado. ___
d. uma túnica velha e suja. ___
|
5. O dono da casa
a. pediu-lhe que saísse. ___
b. disse-lhe que mudasse de túnica. ___
c. emprestou-lhe uma túnica. ___
d. expulsou-o rudemente. ___
6. Afanti
a. foi a casa trocar de túnica. ___
b. pediu uma túnica emprestada a um vizinho. ___
c. foi comprar uma túnica. ___
d. aceitou a túnica oferecida pelo dono da casa. ___
7. O anfitrião, quando viu Afanti com
a túnica nova,
a. convidou-o a sentar-se. ___
b. pensou tratar-se de outra pessoa. ___
c. elogiou o seu aspeto. ___
d. apresentou-o aos convidados. ___
8. Quando o anfitrião disse a Afanti
que comesse o que quisesse, este
a. respondeu que não tinha fome. ___
b. fez-se rogado, para mostrar que ainda estava
ofendido. ___
c. serviu-se da travessa que estava mais perto de si._
d. disse à sua própria túnica que se servisse. ___
|
9. Afanti quis criticar o grande senhor
por
a. desperdiçar comida que fazia falta aos pobres. _
b. discriminar as pessoas pela sua aparência. ___
c. não o ter convidado a sentar-se à sua mesa. ___
d. não gostar da sua túnica. ___
|
10. Qual deste provérbios sintetiza a
moral do conto?
a. Toda a gente é pessoa. ___
b. Cada um é senhor em sua casa. ___
c. Roupa esfarrapada não cobre nada. ___
d. Quem muito fala pouco acerta. ___
|
II
Leitura
Lê o texto com atenção e, de seguida,
responde às questões com frases completas:
1
5
10
15
20
25
30
35
40
45
|
“O
gato grande, preto e gordo estava a apanhar sol na varanda, ronronando e
meditando acerca de como se estava bem ali, recebendo os cálidos[1]
raios de barriga para cima, com as quatro patas muito encolhidas e o rabo
estendido.
No
preciso momento em que rodava preguiçosamente o corpo para que o sol lhe
aquecesse o lombo ouviu um zumbido provocado por um objeto voador que não foi
capaz de identificar e que se aproximava a grande velocidade. Atento, deu um
salto, pôs-se de pé nas quatro patas e mal conseguiu atirar-se para o lado
para se esquivar à gaivota que caiu na varanda.
Era
uma ave muito suja. Tinha todo o corpo impregnado de uma substância escura e
malcheirosa.
Zorbas
aproximou-se e a gaivota tentou pôr-se de pé arrastando as asas.
─ Não
foi uma aterragem muito elegante. ─ miou.
─
Desculpa. Não pude evitar ─ reconheceu a gaivota.
─ Olha
lá, tens um aspeto desgraçado. Que é isso que tens no corpo? E que mal
cheiras! ─ miou Zorbas.
─ Fui
apanhada por uma maré negra. A peste negra. A maldição dos mares. Vou morrer
─ grasnou a gaivota num queixume.
─
Morrer? Não digas isso. Estás cansada e suja. Só isso. Porque é que não voas
até ao jardim zoológico? Não é longe daqui e lá há veterinários que te
poderão ajudar ─ miou Zorbas.
─ Não posso. Foi o meu voo final ─ grasnou a
gaivota numa voz quase inaudível, e fechou os olhos.
─ Não
morras! Descansa um pouco e verás que recuperas. Tens fome? Trago-te um pouco
da minha comida, mas não morras ─ pediu Zorbas, aproximando-se da desfalecida
gaivota.
─ Vencendo a repugnância, o gato lambeu-lhe a
cabeça. Aquela substância que a cobria, além do mais, sabia horrivelmente. Ao
passar-lhe a língua pelo pescoço notou que a respiração da ave se tornava
cada vez mais fraca.
─ Olha, amiga, quero ajudar-te mas não sei
como. Procura descansar enquanto vou pedir conselho sobre o que se deve fazer
com uma gaivota doente ─ miou Zorbas, preparando-se para trepar ao telhado.
Ia a
afastar-se na direção do castanheiro quando ouviu a gaivota a chamá-lo.
─
Queres que te deixe um pouco da minha comida? ─ sugeriu ele algo aliviado.
─ Vou
pôr um ovo. Com as últimas forças que me restam vou pôr um ovo. Amigo gato,
vê-se que és um animal bom e de nobres sentimentos. Por isso, vou pedir-te
que me faças três promessas. Fazes? ─ grasnou ela, sacudindo desajeitadamente
as patas numa tentativa falhada de se pôr de pé.
Zorbas pensou que a pobre gaivota estava a delirar e que com um
pássaro em estado tão lastimoso ninguém podia de deixar de ser generoso.
─
Prometo-te o que quiseres. Mas agora descansa ─ miou ele compassivo.
─ Não
tenho tempo para descansar. Promete-me que não comes o ovo ─ grasnou ela
abrindo os olhos.
─
Prometo que não como o ovo ─ repetiu Zorbas.
─
Promete-me que cuidas do ovo até nascer a gaivotinha. E promete-me que a
ensinas a voar. ─ grasnou ela fitando o gato nos olhos.
Então
Zorbas achou que aquela infeliz gaivota não só estava a delirar, como estava
completamente louca.
─
Prometo ensiná-la a voar. E agora descansa, que vou em busca de auxílio ─
miou Zorbas trepando de um salto para o telhado.
Kengah olhou para o céu, agradeceu a todos os bons ventos que a haviam
acompanhado e, justamente ao exalar o último suspiro, um pequeno ovo branco
com pintinhas azuis rolou junto ao seu corpo impregnado de petróleo.
Luis
Sepúlveda, História de uma gaivota e do
gato que a ensinou a voar
|
1.
Kengah
foi cair na varanda da casa dos donos de Zorbas (2 pontos cada= 6 pontos).
1.1.Refere o acontecimento que originou a
sua queda (2 pontos).
1.2.A que se refere o narrador quando fala
de uma “substância escura e malcheirosa” (ll. 8-9)?
1.3.
Por
que motivo estava Zorbas sozinho em casa?
2.
Como
reagiu o gato quando se apercebeu do estado da gaivota (5 pontos)?
3.
A
pensar no salvamento da gaivota, que lhe sugeriu o gato e porquê (3 pontos)?
4.
Refere
as promessas que Zorbas fez à gaivota (6 pontos).
5.
Por
que razão confiou a gaivota naquele gato desconhecido (4 pontos)?
6.
Zorbas
pensou que a gaivota “não só estava a delirar”, como também estava
“completamente louca” (l. 42-43). Porquê (4 pontos)?
7.
Caracteriza
o gato Zorbas, tendo em conta este capítulo da obra (6 pontos).
8.
Como
se intitula este capítulo (1 ponto)?
a. O
fim de um voo.
b. Uma
noite triste.
c. O
perigo espreita.
9.
Nesta
obra fala-se da irresponsabilidade e da falta de sensibilidade dos homens, que
colocam a natureza em perigo devido à sua ganância e egoísmo.
9.1.Comenta esta afirmação, tendo em conta
esta obra de Luis Sepúlveda (5 pontos).
III
Gramática
1.
Estabelece
a correspondência de forma a identificares as orações sublinhadas (2,5 pontos):
a)
Zorbas
estava sozinho, mas era amado pelos donos.
b)
O
gato ou ficava com a gaivota ou ia pedir ajuda.
c)
A
gaivota estava muito mal, logo faleceu pouco tempo depois.
d)
Kengah
pertencia ao Bando do Farol da Areia Vermelha e ia a uma convenção.
e)
Os
Homens são irresponsáveis pois não protegem a natureza.
|
1)
Oração
coordenada copulativa.
2)
Oração
coordenada explicativa.
3)
Oração
coordenada conclusiva.
4)
Oração
coordenada disjuntiva.
5)
Oração
coordenada adversativa.
|
2.
Classifica
as orações sublinhadas nas frases seguintes (6 pontos):
a)
O
gato criou a gaivotinha e ensinou-a a voar.
b)
Zorbas
tinha grandes amigos, logo foi ajudado na sua tarefa.
c)
Kengah
fez um enorme esforço pois queria pôr o seu ovo.
3.
Identifica os adjetivos das frases que se
seguem e indica a sua subclasse (6 pontos):
a.
“O
gato grande, preto e gordo estava a apanhar sol na varanda, ronronando e
meditando acerca de como se estava bem ali, recebendo os cálidos raios de
barriga para cima (…)”
(ll.1-2).
b.
O
primeiro ovo de Kengah foi chocado pelo generoso Zorbas.
4.
Associa
as alíneas da coluna A aos números da coluna B, tendo em conta as palavras/
expressões sublinhadas (5,5 pontos):
A
|
B
|
a)
“para
que o sol lhe aquecesse o lombo” (ll.4-5)
b)
“ouviu
um zumbido provocado por um objeto voador que não foi capaz de
identificar” (l. 5)
c)
“Não
foi uma aterragem muito elegante.” (l. 11)
d)
“Estás
cansada e suja.” (l. 17)
e)
“lá
há veterinários que te poderão ajudar” (l. 18)
f) “pediu Zorbas, aproximando-se
da desfalecida gaivota.” (l. 22)
g)
“Vou
pôr um ovo.” (l. 31)
h) “grasnou ela fitando o gato
nos olhos.” (l. 41)
i) “Então Zorbas achou que aquela
infeliz gaivota não só estava a delirar, como estava
completamente louca.” (ll. 42-43)
j) “E agora descansa, que vou em
busca de auxílio” (l. 44)
k)
“Kengah
olhou para o céu, agradeceu a todos os bons ventos” (l. 46)
|
1)
Conjunções
coordenativas copulativas.
2)
Adjetivos
qualificativos.
3)
Verbo
no gerúndio.
4)
Complemento
indireto.
5)
Verbos
no pretérito perfeito do indicativo.
6)
Verbo
no pretérito imperfeito do conjuntivo.
7)
Sujeito.
8)
Conjunção
coordenativa copulativa.
9)
Complemento
direto.
10)
Adjetivo
qualificativo.
11)
Verbo
no futuro do indicativo.
|
IV
Escrita
Redige um texto com
cerca de 100 palavras, onde imagines que, um ano depois, Ditosa voltava para
visitar Zorbas e os seus amigos e lhes contava o que se passara durante aquele
tempo (30 pontos).
************
Atenção:
*Antes de redigires o texto, esquematiza, numa folha de rascunho, as ideias que
pretendes desenvolver na introdução, no desenvolvimento e na conclusão (planificação);
*Tendo em conta a tarefa,
redige o texto segundo a tua planificação (textualização);
*Segue-se a etapa de revisão, que te permitirá detetar eventuais erros e
reformular o texto. Para tal, consulta o conjunto de tópicos que a seguir te apresento:
Tópicos de revisão da Expressão Escrita
|
Sim
|
Não
|
Respeitei o tema proposto?
|
|
|
Estruturei o texto em introdução,
desenvolvimento e conclusão?
|
|
|
Respeitei as características do tipo
de texto solicitado?
|
|
|
Selecionei vocabulário adequado e
diversificado?
|
|
|
Utilizei um nível de linguagem
apropriado?
|
|
|
Redigi frases corretas e articuladas
entre si?
|
|
|
Respeitei a ortografia correta das
palavras?
|
|
|
Respeitei a acentuação correta dos
vocábulos?
|
|
|
Identifiquei corretamente os
parágrafos?
|
|
|
A caligrafia é legível e sem
rasuras?
|
|
|
BOM TRABALHO! A
DOCENTE: Lucinda Cunha
Proposta de correção
I. Teste de compreensão oral retirado do
caderno do professor do manual Diálogos 7,
da Porto Editora, do caderno do professor, págs. 10-11 (com adaptações).
1-c; 2-a;
3-b; 4-c; 5-d; 6-b; 7-a; 8-d; 9-b; 10-a
Texto: Sirva-se minha túnica
Afanti é um dos grandes heróis de
etnia Uigur. As suas histórias são famosas na China, sobretudo entre o povo
uigur na região de Xinjiang. Afanti usa barba comprida, um barrete e monta num
burrito magro, com o qual vai correndo pelos quatro cantos do mundo, tendo na
mira a ridicularização de todos os grandes senhores e a crítica dos seus
excessos de poder.
Certo
dia, afanti compareceu a uma festa de um grande senhor com a túnica num péssimo
estado. O anfitrião, mal o viu naqueles preparos, expulsou-o, enquanto
inventivava:
─ Que atrevimento! Como ousa entrar em minha casa com a
roupa nesse estado?
Afanti não ficou nada impressionado com a rudeza do
anfitrião e também não se deu por vencido. Correu a casa de um vizinho,
pediu-lhe emprestada uma túnica nova, envergou-a, com todo o à-vontade, e
depois regressou à festa.
O anfitrião, ao vê-lo todo aperaltado, deu-lhe as
boas-vindas, convidando-o a sentar-se numa mesa à sua escolha, enquanto dizia:
─ Por favor, esteja como em sua casa, sirva-se!
Afanti não se fez rogado; mal ouviu o convite aproximou a
manga da túnica da travessa e disse:
─ Sirva-se, minha túnica!
Espantado, o senhor indagou:
─Afanti, o que está a fazer?
O convidado então respondeu com toda a calma:
─Já que apenas respeita a minha túnica, é lógico que a
deixe comer, não lhe parece?
Contos da Terra do Dragão,
rec., adapt. e trad. de Wang Suoying e Ana Cristina Alves, Ed. Caminho, 2000
II.
1.1.
A
queda aconteceu porque Kengah tinha sido apanhada por uma maré negra quando
pescava no Mar do Norte.
1.2.
Refere-se
ao petróleo que cobria o seu corpo.
1.3.
Zorbas
estava sozinho porque os seus donos tinham ido 4 semanas de férias.
2. Ao aperceber-se do mau estado em que a
gaivota se encontrava, Zorbas mostrou-se preocupado, amistoso, compreensivo,
altruísta, carinhoso, impotente para a ajudar…
3. O gato sugeriu-lhe que voasse até ao
jardim zoológico, uma vez que não ficava muito longe dali e aí havia veterinários
que a poderiam ajudar.
4. Zorbas fez três promessas a Kengah:
primeiro, prometeu que não comeria o ovo; segundo, que cuidaria do ovo até a
cria nascer; por último, prometeu que a ensinaria a voar.
5. A gaivota confiou em Zorbas porque
percebeu que ele era um gato “bom e de nobres sentimentos”.
6. Zorbas pensou isso porque achou
completamente absurda a hipótese de um gato chocar um ovo e, pior ainda, o de
ensinar uma gaivota a voar, já que os gatos não voam.
7. Pela leitura deste capítulo, percebe-se
que o gato é “bom e de nobres sentimentos”, “generoso”, e altruísta; é um gato
que se preocupa com o bem-estar dos outros animais e que não fica feliz com a
desgraça alheia …
8. a
9. Nesta obra, vemos como os homens são
capazes dos atos mais egoístas e irresponsáveis possíveis, como a lavagem dos
tanques dos petroleiros em mar alto, o que causa um número enorme de baixas na
vida animal, como peixes, aves e mamíferos marinhos, mostrando a faceta mais cruel e insensível do ser humano.
III.
1. a-5;
b-4; c-3; d-1; e-2
2. a.oração coordenada copulativa
b. oração coordenada conclusiva
c. oração coordenada explicativa
3. grande,
preto, gordo, cálidos, generoso- adjetivos qualificativos
primeiro – adjetivo numeral
4. a-6; b-5; c-10; d-2; e-11; f-3; g-9; h-7; i-1;
j-8; k-4
IV- Resposta livre
Muito bom e muito útil a partilha que a colega faz, infelizmente o meu conhecimento de informática é limitado e não sei publicar os testes. Bem haja .
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